Pequenos Observadores: Guardiões Ambientais Mirins Conectam-se com o Reino das Aves

Pequenos Observadores: Guardiões Ambientais Mirins Conectam-se com o Reino das Aves

Guardiões Ambientais Mirins aprendem sobre observação de aves
Estudantes que compõe o grupo de Guardiões Mirins de Vitória aprendem por meio da observação de aves.

Uma manhã de vivência e de experiências. Assim foi para o grupo de 40 Guardiões Ambientais Mirins de Vitória, formado por 40 estudantes das turmas do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva. Eles participaram da aula de campo no Parque Natural Municipal Vale do Mulembá.

Com o apoio de profissionais do Clube de Observadores de Aves do Espírito Santo (COAES), e com o apoio de equipamentos e ainda de instrumentos que reproduzem e auxiliam na identificação dos sons dos pássaros, os estudantes puderam observar e aprender com a natureza, com a avifauna, seus encantos, sons e cores, nos mínimos detalhes.

A iniciativa faz parte do Projeto Passarinhar Vix, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA). A atividade fez parte do processo formativo que visa consolidar a 1ª Turma de Guardiões Ambientais Mirins de Vitória, cuja formatura ocorrerá neste mês de dezembro.

Foto Divulgação
Guardiões Ambientais Mirins aprendem sobre observação de aves
Estudantes que compõe o grupo de Guardiões Mirins de Vitória aprendem por meio da observação de aves.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foëger, destaca que a ação é muito importante para potencializar a sensibilização dos estudantes quanto à proteção dos ecossistemas, da fauna e da flora. “Assim, eles aguçam a percepção ambiental por meio da observação, ainda com um grupo de pessoas que possuem muita experiência e expertise, como são os membros do Clube de Observadores de Aves”, disse.

Föeger ainda complementa: “Essa ação com os Guardiões Mirins, em parceria com o COA, contribui em muito para formarmos, de maneira prática, uma cidadania ambiental em nossos jovens e crianças, o que irá contribuir com a identificação de novas aves, sendo que o número poderá aumentar com a chegada desses novos observadores de aves”.

Programa

De iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), desde o mês de junho deste ano, quando o programa foi lançado, os estudantes têm tido contato com ações que visam à formação para cidadania ambiental e ao protagonismo infantojuvenil quanto ao cuidar do meio ambiente, tendo como exemplos de atuação os serviços realizados pelo quadro técnico da Semmam e boas práticas de preservação ambiental e cuidado com a natureza por meio de parceiros da Prefeitura de Vitória, como é o trabalho do Clube de Observadores de Aves.

Participam desta primeira formação de Guardiões Mirins aproximadamente 40 estudantes das turmas do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva.

Os estudantes dessa primeira turma recebem 30 horas de formação, que são distribuídas em encontros formativos e que possibilitam vivências teóricas e práticas, entre os meses de junho e dezembro, quando está previsto a entrega do cerificado para os estudantes e de selo de instituição parceira para a escola. Para mais informações, acesse o Portal Interativo de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória.