Padre Roberto Camillato deixa Santuário de Santo Antônio após 23 anos

Padre Roberto Camillato deixa Santuário de Santo Antônio após 23 anos

Depois de quase 23 anos como pároco da Paróquia de Santo Antônio, junto ao Santuário-Basílica de Santo Antônio, em Vitória, o padre Roberto Camillato, muito conhecido e admirado pelos fiéis, deixará as funções no local.

Com isso, a paróquia ganhará um novo pároco, e assumirá o padre Marcos Dias de Sales, que será também o Reitor do Santuário-Basílica. A posse acontecerá no dia 28 de janeiro de 2023, às 19 horas, no Santuário-Basílica de Santo Antônio, e será presidida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos.

Com a posse do novo pároco e do Vigário Paroquial, padre Renzo Florio, padre Roberto permanecerá prestando serviço à Congregação Religiosa e colaborando na missão eclesial no âmbito da Igreja de Vitória

Segundo as leis da Igreja, as transferências podem ser voluntárias ou por obediência, isto é, com o consentimento do sacerdote ou pelo voto de obediência ao bispo da igreja e seus sucessores, juramento proferido durante o ato de sua ordenação.

Padre Roberto Camillato

Padre Roberto é Capixaba, do bairro de Vila Rubim, em Vitória. Estudou no Seminário Pavoniano no Sul de Minas Gerais, prosseguindo com seus estudos nas Faculdades dos Jesuítas, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, na cidade de São Leopoldo, até então Arquidiocese de Porto Alegre. Foram 8 anos ininterruptos de estudos junto aos Jesuítas. Seu Novicidado foi na Espanha, estendendo-se depois na Itália.

Foi ordenado em 1978, no Santuário de Santo Antônio, pelo Bispo Auxiliar de Vitória, Dom Luiz Gonzaga Fernandes. Após sua Ordenação Presbiteral, retornou a São Leopoldo, onde continuou exercendo a Direção da Obra Social Pavoniana para menores e adolescentes de famílias carentes como internato e semi-internato. Tornou-se, logo após, Diretor Pedagógico do grande e tradicional Pavoniano Colégio São Luís na mesma cidade do Sul do Brasil.

Transferido para São Paulo, Capital, porque mostrando-se inclinado à Formação dos jovens estudantes de Filosofia e Teologia, por determinação dos Superiores assumiu a Direção do Seminário Pavoniano e de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Providência no Morumbi, onde ficou 17 anos.

No dia 13 de fevereiro de 2000, Dom Silvestre Luís Scandian, deu posse ao Padre Roberto Camillato, como Pároco, na Paróquia de Santo Antônio, junto ao Santuário que, em 2008, foi elevado à categoria e dignidade, também, de Basílica.

Desde 2017 Padre Roberto vem solicitando à Congregação dos Filhos de Maria Imaculada – Pavonianos – padres que pudessem vir sucedê-lo, mediante a natural e normal condução de transição, orientada e acompanhada, como deve sempre corresponder ao sentir da Igreja.

Depois de alguns anos pra cá a Congregação conseguiu um padre que pudesse dar continuidade aos trabalhos de Padre Roberto.

Fonte:  Arquidiocese de Vitória