Nova unidade de saúde e novo Cras na Grande Santo Antônio
Grande Santo Antônio terá nova unidade de saúde e novo Cras
Prefeitura de Vitória lançou, nesta quarta-feira (21), edital de licitação para a construção da nova Unidade de Saúde (US) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Grande Santo Antônio. O espaço vai atender a aproximadamente 13 mil moradores, da região que engloba os bairros Santo Antônio, Santa Tereza, Alagoano, Caratoíra e Mário Cypreste.
Os dois prédios, de dois pavimentos cada um, somam 2.372,94 m² de área e serão construídos no mesmo terreno, na Rua Ernesto Bassini, 605, em Santa Tereza. O investimento foi orçado em R$ 18.827.776,91, com prazo de conclusão de 720 dias, após assinatura da ordem de serviço.
Durante o lançamento do edital, o prefeito Lorenzo Pazolini lembrou as grandes obras e entregas que têm beneficiado a população da capital. “Estamos hoje colhendo frutos de um planejamento feito desde que assumimos a gestão, que nos deu robustez para efetuar grandes obras na cidade. Poder olhar nos olhos das pessoas com sinceridade e dizer: ‘isso aqui dá para fazer agora, isso aqui não dá’, sempre com muita sinceridade e com os pés no chão. Fico muito feliz e satisfeito em chegar na metade do nosso mandato e ver já tanta mudança em todos os cantos da nossa capital. Que possamos continuar nesse caminho, sempre focando numa Vitória igual para todos”, disse.
A Unidade de Saúde de Santo Antônio atua desde 1999 com a Estratégia da Saúde de Família. O Cras funciona atualmente em um prédio alugado.
“Um Cras com sede própria e ao lado da unidade de saúde, em Santo Antônio, é uma grande entrega da prefeitura para o cidadão. A comunidade esperava muito por essa entrega que está a cada dia mais próxima de acontecer”, frisou a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz.
Considerando a ampliação da população cadastrada nessas unidades, que saltou de 7 mil para 13 mil moradores, faz-se necessária a construção das novas sedes, com a finalidade de ampliação de acesso à população.
A nova US de Santo Antônio terá uma área de 1.666,18 m², dois pavimentos, cinco cadeiras odontológicas, 15 consultórios, sala de imunização, sala de curativos, sala de medicação, sala de nebulização e auditório com 58 lugares. O prédio do Cras terá 594,55 m², também em dois pavimentos.
“Desconheço algum lugar que fez essa junção de Unidade de Saúde e Centro de Referência da Assistência Social. Com essa obra, iremos inaugurar uma nova era, uma nova conectividade, porque não se trabalha sem ser em rede. As expectativas são enormes com essa nova obra, com o que podemos criar no entorno. O estudo de necessidade previu o aumento da população na região. Então, iremos compor mais duas equipes de saúde nessa nova Unidade. Estou muito feliz com mais esse passo para a melhoria do atendimento à nossa população”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.
Acessibilidade
Os dois prédios terão banheiros acessíveis em todos os pavimentos, bebedouros acessíveis, localização de piso tátil nos desníveis, elevadores, lâmpadas de LED, sistema de energia solar, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água e captação e reuso de água de chuva.
O estacionamento contará com 53 vagas de veículos internas (sendo 03 reservada para pessoas com mobilidade reduzida, 03 para idoso), 11 vagas para motos, 02 vagas para carga e descarga (utilitário), 03 vagas de embarque e desembarque, 01 vaga de ambulância e 24 vagas para bicicletas. Conta ainda com 16 vagas externas.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.