Moradora de São Pedro é aprovada em vestibular da Ufes
Jamilly Santos (19 anos) frequenta o CRJ São Pedro desde a inauguração, participando efetivamente de diversas atividades oferecidas pelo espaço. Inicialmente, a jovem utilizava dos computadores disponibilizados no LabPoca para estudos preparatórios para o Enem. Sendo assim, a equipe buscou auxiliá-la da melhor maneira para atender demandas ligadas à rotina de estudos e anseios a respeito de suas expectativas e planos para o futuro.
Diante do exposto, iniciamos a construção de seu PVIDA. Neste momento, a jovem relata seu desejo de ser aprovada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no curso de Medicina Veterinária. Quando questionada sobre suas conquistas e habilidades, se orgulha em dizer que concluiu o Ensino Médio com ótimo aproveitamento e ter aprendido a gostar de estudar, sobretudo escrever. Para além das habilidades relacionadas aos estudos, Jamilly acrescenta ser ótima com atendimento ao público e relações interpessoais.
Iniciamos o acompanhamento direcionado a execução do Planejamento de Vida da jovem. Foram realizados atendimentos quinzenais com a Equipe Técnica, que consistiu em direcionamentos sobre sua rotina diária de estudos, auxílio na construção de uma rotina simples e funcional, além de orientá-la sobre o manejo da ansiedade e retorno para os atendimentos psicológicos (vale ressaltar que os mesmos eram realizados no CRJ, com o empréstimo de sala e equipamentos). Ainda como atividade relacionada ao PVIDA, foi realizada visita ao Hospital Veterinário Seres, onde Jamilly teve a oportunidade de conversar com médicos veterinários e conhecer a dinâmica dos atendimentos aos animais. O momento foi de grande aproveitamento, pois a jovem elucidou dúvidas sobre a formação universitária, especialidades clínicas e mercado de trabalho. Após a visita, a equipe do Hospital Veterinário a presenteou com um Notebook.
Outra atividade importante foi a participação de Jamilly na Mostra de Profissões da Ufes. Neste momento, a jovem teve a oportunidade de conhecer outros cursos, sendo possível ampliar seu campo de interesses como, por exemplo, nos cursos de humanas/educação.
Após a realização do Enem, a jovem se insere em diversas atividades ofertadas pelo CRJ. Jamilly participou/participa efetivamente das oficinas de Trança, Yoga, Teatro, Capoeira, Canto, Informática, Inglês, Produção de TV (que resultará na gravação de um programa para a TVE), Letra e Rima e Slam. Estas últimas, em especial, foram essenciais para o fortalecimento de sua escrita, a revelando como excelente poetisa. Vale ressaltar que Jamilly é integrante do coletivo Slam Resiste, fundado a partir das atividades realizadas no CRJ através da Oficina de Letra e Rima e que funciona de maneira autônoma. Além disso, a jovem participa do Grupo Nala (grupo de mulheres do CRJ São Pedro).
Neste tempo, no que se refere aos encaminhamentos, a jovem também participou das atividades ofertadas pelos alunos do Projeto de Extensão: Observatório de Infâncias e Juventudes do Curso de Terapia Ocupacional da Ufes. Também foi entrevistada pelos alunos do Curso de Rádio e Televisão do CEET Vasco Coutinho, falando sobre sua vivência e experiências no CRJ.
Ainda sobre seus processos acadêmicos e interesses no mercado de trabalho, a jovem foi encaminhada para cursos e formações, sempre disposta e participativa. Foi orientada no que sobre inscrições nos programas de bolsas como Nossa Bolsa e Prouni, sendo que este último a aprovou para cursar Fisioterapia em uma faculdade particular, em Vitória, com 100% de gratuidade.
Recentemente, recebemos com muita alegria a notícia da aprovação da jovem no curso de Letras da Ufes. A trajetória de Jamilly nos fortalece enquanto equipe e reafirma o nosso compromisso metodológico, prático e potencial com as juventudes do nosso território. Que possamos auxiliar com a mesma qualidade outros jovens em seus desejos, sonhos, potências e dificuldades. Que possamos possibilitar imensos espaços. Vida longa às juventudes e ao CRJ São Pedro!
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.