Melhorias na Mobilidade: Serviço Porta a Porta Aumenta sua Frota para Nove Veículos.
A manhã desta quinta-feira (21) foi de muita alegria durante a entrega de dois novos veículos, que foram incorporados à frota do Sistema Porta a Porta, para atender melhor e levar mais dignidade aos cadeirantes da capital. A entrega ocorreu no estacionamento da PMV.
O serviço Porta a Porta, que é administrado pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), passou a contar com nove veículos, sendo seis vans e três Spins, que fazem o atendimento facilitando o deslocamento de pessoas que dependem do transporte adaptado e não podem interromper suas atividades.
Segundo o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a intenção é atender uma demanda que cresceu pela praticidade e qualidade do serviço, em especial nos últimos dois anos. Para o gestor, seria injusto o cidadão, que é cadeirante, deixar de se deslocar pela falta de veículo adequado.
“Ampliamos a frota. E continauremos a avançar de acordo com as possibilidades do município e aumento de demanda. Temos enorme carinho pelos usuários do serviço e atuaremos para que o serviço mantenha sua qualidade”, comemorou o prefeito.
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória, Alex Mariano, o objetivo é que os usuários estejam satisfeitos, evitem cancelar reservas e continuem participando de suas atividades regularmente.
“Estamos nos empenhado para que a frota esteja ajustada à demanda de pessoas que precisam se deslocar e, muitas vezes, não têm opção de como fazer. Com o aumento, a espera deverá ser reduzida e vamos trabalhar para que o conforto melhore”, disse o secretário.
O serviço
O serviço é gratuito e funciona todos os dias, das 4 horas até a meia-noite, inclusive, aos finais de semana e feriados. O serviço é utilizado como transporte para trabalho, educação, saúde e lazer.
Atualmente estão cadastrados centenas de cadeirantes aptos a utilizar o transporte e, dessa forma, não perdem seus compromissos. O sistema é exclusivo para pessoas com deficiência e que usam cadeiras de rodas, pois os veículos são adaptados.
Aumento
Em 2022, 14 pessoas se cadastraram, enquanto, em 2023, foram 20. O Total de pessoas cadastradas atualmente é de 465. A média de viagem em agosto de 2022 foi de 119, número que chegou a 145 este ano, aumento de 17,93%.
Já em relação a viagens realizadas em agosto do ano passado houve um salto de 28,94% indo de 1542 a 2170 deslocamentos.
Como se cadastrar?
Os interessados deverão solicitar através de processo no Portal do Cidadão, anexando os documentos:
Identidade (se menor de idade ou incapaz do responsável), CPF, Comprovante de Residência (se menor de idade ou incapaz do responsável) e Laudo Médico com CID (atestando a dependência da cadeira de rodas).
Fonte: PMV