Marco Histórico: Prefeitura de Vitória Oferece a Primeira Pós-Graduação em Segurança Pública do Brasil

Marco Histórico: Prefeitura de Vitória Oferece a Primeira Pós-Graduação em Segurança Pública do Brasil

Curso de inteligência emocional para a Guarda
Guardas de Vitória participam de curso de capacitação.

O comandante do Bope do Rio de Janeiro, Tenente Coronel Uirá, e o Conselheiro Nacional do CNJ, João Paulo Schoucair, serão os palestrantes da aula inaugural da Pós-Graduação em Segurança Pública Municipal, destinada a Guardas Civis Municipais de Vitória (GCMV), nesta quarta-feira (20), em Bento Ferreira, na capital.

A capacitação ofertada aos agentes da Guarda de Vitória é pioneira no Brasil. “É mais uma ferramenta para capacitar o nosso efetivo de forma a aprimorarmos os processos de trabalho no dia a dia da Segurança Pública Municipal. Estamos investindo em servidores públicos para prestar um trabalho ainda melhor para a população da Capital”, descreve o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Elaborada pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AEMP), em parceria com a Prefeitura de Vitória, o curso é a 1ª Pós-Graduação em Segurança Pública Municipal será contempla 40 agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória.

Serão 12 meses de curso, com carga horária de 370 horas, de forma totalmente presencial. O conteúdo programático foi customizado para a realidade das guardas municipais e conta com módulos sobre Direito Público, Direito Penal e Processual Penal, princípios gerais da segurança pública e de segurança pública municipal.

“O curso de especialização é um conhecimento ainda mais minucioso sobre a Segurança Pública e que possibilitará gerar estudos técnicos e científicos que aprimorem a atuação da Guarda de Vitória”, descreve Amarílio Boni, secretário de Segurança Municipal Urbana.

Aula Inaugural

A aula inaugural acontecerá nesta quarta-feira (20), a partir das 19h, no auditório do Ministério Público do ES e tem entrada franca.

Com o tema “ADPF 635 e o Enfrentamento ao Crime Organizado no Rio de Janeiro”, o Tenente Coronel Uirá, Comandante do BOPE, contará os desafios, a estruturação de planejamento e a importância da aproximação da polícia com o Ministério Público, entre outros assuntos, do trabalho do BOPE, que é referência em segurança pública do Brasil.

Já Conselheiro Nacional do CNJ e Membro do Ministério Público da Bahia, João Paulo Schoucair, que tem em sua bagagem profissional a coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e Investigações Especiais (Gaeco) do MP-BA, trará para o debate os vieses jurídicos do “O enfrentamento ao crime organizado no século XXI”.

 

Fonte: Prefeitura de Vitória