Primeiro dia do Musin no Parque Pedra da Cebola reúne mais de 900 estudantes
Quem passou pelo Parque Municipal Pedra da Cebola, na tarde desta sexta-feira (17), se deparou com um verdadeiro “Dia das Crianças fora de época”. É que o local recebe, hoje e amanhã (18), a terceira edição do “Festival Música na Infância – Musin”, que têm patrocínio da Prefeitura de Vitória.
Entre olhares curiosos, sorrisos largos e muita expectativa, o evento teve início às 15 horas, com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; dos secretários municipais de Cultura, Edu Henning; Meio Ambiente, Tarcísio Foeger e de 948 estudantes da rede municipal de ensino da capital.
“Estamos imensamente felizes em receber para essa atividade tão importe e completa que é o Musin, o futuro da sociedade, que são as crianças. Reunimos em um só evento arte, cultura, educação e conscientização ambiental. Sempre apoiamos o Festival por corresponder àquilo que queremos para a nossa cidade: igualdade, dignidade, respeito ao próximo e educação de qualidade para as futuras gerações. Desejo a todos um excelente evento e que sejam muito bem vindos”, declarou o prefeito.
O evento, que recebe apoio das secretarias municipais de Cultura (Semc) Meio Ambiente (Semmam) e Educação (Seme), conta com uma programação repleta de atividades, como contação de histórias, encenação de trupe circense, experimentação de instrumentos, concurso de fantasia, produção de bolhas de sabão gigantes, recreação e shows musicais.
“Essa é uma agenda que vai além da agenda ambiental, que se junta com a agenda cultural e oferece para as famílias uma oportunidade de curtir música de qualidade em um dos parques mais lindos da cidade. São os espaços verdes de vitória, recebendo eventos culturais. É exatamente essa linha que a gente quer divulgar a cada dia mais, ou seja, fazer cultura dentro do lugar onde até então todo mundo só via como o lugar do meio ambiente”, declarou Tarcísio.
O primeiro dia do evento foi especialmente elaborado para os estudantes da rede municipal de ensino de Vitória. Uma parceria com a Seme levou os pequenos, de diferentes unidades de ensino, para desfrutarem da programação. Ao todo, estudantes de 12 escolas públicas da capital participaram do evento. Estiveram representados os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Odila Simões, Rubem Braga, Rubens Duarte de Albuquerque, Dr. Denizart Santos e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Marieta Escobar, Neusa Nunes, Octacilio Lomba, Paulo Reglus Neves Freire, Professora Regina Maria Silva, Tancredo de Almeida Neves, Terezinha Vasconcellos Salvador e Ernestina Pessoa.
“O Musin oferece uma oportunidade incrível de ampliação do repertório cultural, promovendo a criatividade e o pensamento crítico. Muitas crianças e estudantes da rede municipal terão a oportunidade de expandirem seus horizontes culturais e enriquecerem seus repertórios de conhecimento”, disse a secretária de Educação, Juliana Rohsner.
A primeira atração musical a se apresentar foi o concerto do renomado pianista pernambucano Amaro Freitas.
Programação
O Musin continua amanhã (18) quando se apresentam o hit maker infantil Hélio Ziskind, a cantora mirim Maricotta, a banda capixaba Rock de Brinquedo, e a Malê Kids, banda criada exclusivamente para o festival, que volta para encantar os pequenos durante a programação. A contação de histórias fica por conta da escritora Lilian Menenguci e da dupla Pés na Lua.
O 3º Musin é uma realização da MM Projetos Culturais, Saurá Projetos Culturais, Instituto Parceiros do bem e Ministério da Cultura. A ação conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e Prefeitura Municipal de Vitória.
A programação segue neste sábado (18), gratuita, com classificação indicativa livre e aberta ao público. Confira:
Dia 18 – Sábado
14h00 – Abertura dos portões.
15h00 – Rock de Brinquedo .
16h – Lillian Menenguci – contação de histórias.
16h30 – Maricotta.
17h30 – Concurso de Fantasia.
18h30 – Hélio Ziskind.
Nos intervalos: Espaço Museu Vale, Recreação, Malê Kids, Trupe Circense, Fantástico Mundo das Bolhas de Sabão, Área de Experimentação Musical e O Palhaço Excêntrico Musical.
Atrações
Rock de Brinquedo
A programação de sábado começa às 15 horas com o show da banda Rock de Brinquedo, que oferece uma experiência vibrante e educativa para o público infantil, combinando a energia do rock com elementos teatrais, contação de histórias e circo.
Com um repertório que revive clássicos dos anos 80 e 90, a banda, formada por Pink, Smurf, Cartola e Pitt, transforma cada apresentação em uma celebração interativa.
Ideal para crianças que estão descobrindo o rock, este projeto promete não apenas shows, mas uma jornada lúdica onde a imaginação corre solta, incentivando a dança, o canto e o jogo criativo.
Lilian Menenguci
A escritora capixaba Lilian Menenguci autora dos livros “Os medos de Lili”, “O mistério da bolinha de gude”, “A gente às vezes é assim”, entre outros, traz a contação de histórias “A criança mágica” (título de um dos seus livros), acompanhada do músico Anderson Paiva (Xuxinha) a partir das 16 horas.
Maricotta
Maricotta, artista mirim mineira, é a terceira a se apresentar.
Desde cedo mostrou aptidão para as artes cênicas e musicais. Em 2019, foi convidada a participar de um show e gravar uma composição inédita da artista Kell Smith: “A Cor Mais Bonita”. Em 2022, concorreu a uma indicação ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Infantil” com o álbum homônimo.
Hélio Ziskind
Encerrando a programação do Festival, o Musin apresenta, pela primeira vez no estado, Hélio Ziskind.
Suas músicas, dedicadas ao público infantil, que atravessam gerações, prometem encantar a plateia em um show com histórias cantadas, e canções pra cantar em coro.
Hélio e banda mostrarão, ao vivo, as canções ilustradas criadas para o seu canal no youtube, “Zis é o Canal”, e, alguns sucessos do Cocoricó que, dentro do canal, ultrapassaram milhões de visualizações.
“Esse show vai ser muito especial pra mim, porque é minha primeira apresentação para a criançada de Vitória e vai ser gratuito, então eu espero que todos apareçam”, convida Hélio.
Concurso de Fantasias
Uma novidade desse ano é o concurso de fantasias com tema livre. A fantasia infantil mais aclamada ganhará um kit especial do festival. A inscrição poderá ser feita no local.
Malê Kids
A Malê Kids, banda criada pelo festival, volta para encantar os pequenos, no sábado, com um repertório instrumental repleto de magia, indo das músicas clássicas infantis a cartoons e trilhas de animes.
Palhaço Excêntrico
Durante toda a programação, também nos intervalos dos shows, o ator Carlitos Cachoeira traz o “Palhaço Excêntrico Musical”, e vai animar a criançada com performance especial. Com 7 instrumentos acoplados ao corpo, Carlitos toca um repertório autoral inspirado na música cigana do Leste Europeu mesclada a músicas populares do Brasil.
Doação de ração
Em parceria com a Semmam, o festival tem um espaço para doações de ração para gatos e cachorros. A cada 3 quilos doados o participante recebe um brinde exclusivo e limitado do festival. As doações serão entregues para a administração do parque e para as ONGs cuidadoras de animais domésticos abandonados.
O evento é totalmente gratuito e o parque estará aberto a todos, a partir das 14 horas. Não haverá distribuição prévia de ingressos.
Serviço
3º. Musin – Festival Música na Infância
Quando: sexta (17 ) e sábado (18).
Horário: a partir das 14h.
Onde: Parque Pedra da Cebola – entre as Ruas Ana Vieira Mafra, João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e Av. Fernando Ferrari – Mata da Praia.
Entrada gratuita
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.