Magia das Histórias Encanta Crianças na Ilha das Caieiras
Proporcionar às crianças a vivência literária, incentivando o gosto pela leitura, pelas histórias, promovendo a apropriação da leitura e da escrita por meio de atividades lúdicas. A equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Dias Miranda Cunha, na Ilha das Caieiras, proporcionou uma semana com direito a muita imaginação e fantasia às crianças matriculadas na unidade de ensino.
Durante a 9ª Semana Literária do Cmei, as histórias ganharam formas diversas para conquistar os pequenos. Teve teatro de fantoches para “O Caldeirão Mágico”; dramatizações de “Os Três Porquinhos” e “O Gato Xadrez”; musical da Emília, biblioteca móvel com empréstimo de livros e cantinho da leitura.
Os olhinhos brilhando e a participação das crianças indicavam que as atividades cumpriram o objetivo: de incentivar a gostar de história. “Adorei! Gostei dos tios, do cabelo da Emília e da biblioteca. Gostei de tudo”, afirmou Surya de Lima, do grupo 6.
Da mesma turma, Lucas Gabriel também aprovou as atividades. “Gostei da biblioteca móvel, a tia contou a historinha bem legal, a história dos bichos”, contou. Do grupo 5, Victoria da Silva também curtiu as atividades da Semana Literária. “Achei legal, tinha livros, os três porquinhos, tinha Emília, o caldeirão mágico, a Chapeuzinho. Eu adorei tudo!”
Segundo a pedagoga Cassia Ferreira da Silva, todas as ações foram planejadas pela equipe escolar e desenvolvidas com o objetivo de levar a criança a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura de forma prazerosa e significativa, tornando-se um importante incentivo do hábito da leitura ainda na infância.
“Esse evento contou com a participação e colaboração de todos os profissionais do Cmei, que com muita dedicação e carinho, mais uma vez fizeram desse momento um sucesso. Durante esse período, ampliamos o acesso de nossas crianças à literatura, explorando de maneira lúdica as histórias infantis, conhecendo um pouco da história de seus autores e ilustradores, refletindo sobre a motivação para ler e escrever, assim como, o processo da escrita convencional”, ressaltou.
A pedagoga destacou ainda que, ao longo de nove anos de realização da Semana Literária, o Cmei reforçou a importância das atividades literárias, instigando a criança a um pensar reflexivo e investigativo, fazendo uso da literatura dentro de um contexto significativo, a fim de ampliar a linguagem oral, o gosto pela leitura e escrita, bem como a capacidade criativa, lúdica e plástica dos pequenos, proporcionando a possibilidade de utilizar-se das diferentes formas de registros.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.