Guardiões em Ação: Vitória Conclui a Formação Ambiental Mirim

Guardiões em Ação: Vitória Conclui a Formação Ambiental Mirim

Está chegando o grande dia. Na tarde quarta-feira (13), na sede da Prefeitura de Vitória, o grupo de 40 estudantes dos 4º anos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emef) Amilton Monteiro da Silva, localizada no bairro Mário Cypreste, receberá o certificado de Formatura da 1ª Turma de Guardiões Ambientais Mirins da capital.

Os estudantes dessa primeira turma tiveram aproximadamente 30 horas de formação, que foram distribuídas em encontros formativos e possibilitaram vivências teóricas e práticas neste segundo semestre. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Lançado em junho deste ano, o Programa Guardiões Ambientais Mirins oportunizou a formação de cidadãos ambientais com o objetivo de criar uma rede solidária, e possibilitou aos infantojuvenis terem acesso aos contextos e espaços participativos, democráticos e de aprendizagens que potencializem o protagonismo dessa geração, tendo como premissa o cuidar patrimônio socioambiental da cidade.

“Como Guardiões Ambientais Mirins, esse grupo de estudantes vai agora ajudar a cuidar dos ecossistemas de Vitória, contribuir com boas práticas relacionadas à questão dos resíduos, do consumo responsável, da guarda responsável de animais domésticos e bem-estar animal, enfim, vão cuidar do patrimônio socioambiental da cidade, bem como de todas as formas de vida”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Foto Divulgação
Guardiões Ambientais Mirins aprendem sobre observação de aves
Guardiões Ambientais Mirins aprendem sobre observação de aves.

“Nossos estudantes dos 4° anos da Emef Amilton Monteiro da Silva receberam uma formação completa sobre cuidados ambientais e agora serão protagonistas na preservação dos ecossistemas de Vitória. Por isso estamos orgulhosos da formatura da primeira turma dos Guardiões Ambientais Mirins. Essa parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Educação abre portas para mais estudantes se comprometerem com essa causa tão importante para o futuro de nossa cidade”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.

Vivências

Nas atividades formativas realizadas ao longo deste segundo semestre, os Guardiões puderam vivenciar e interagir com práticas do cotidiano da gestão da Semmam. Assim, o grupo de estudantes teve a oportunidade de participar de atividades embarcadas na baía de Vitória; conhecer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas; integrar as ações de campo na área de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas no Parque da Fonte Grande; conferir e analisar a balneabilidade das praias da capital; e conhecer as ações de educação ambiental.

Os Guardiões Ambientais Mirins puderam também interagir com atividades educativas que trataram de questões ligadas ao consumo responsável, o cuidado com o descarte adequado dos resíduos sólidos, conhecer algumas das nascentes presentes no Maciço Central da cidade, além de contemplar a formosura da Mata Atlântica. Outra ação formativa importante na qual os Guardiões vivenciaram foi sobre o cuidado, proteção e o bem-estar animal, tanto o doméstico quanto o silvestre, além de poderem praticar a observação de aves.

Elizabeth Nader
Ação ambiental com guardas mirins e secretário Tarcísio
Ação ambiental com os Guardiões Mirins.

Programa Guardiões Mirins

De iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), desde o mês de junho deste ano, quanto o programa foi lançado, os estudantes tiveram contato com ações que permitiram à formação para cidadania ambiental e ao protagonismo infantojuvenil quanto ao cuidar do meio ambiente, tendo como exemplos de atuação os serviços realizados pelo quadro técnico da Semmam e boas práticas de preservação ambiental e cuidado com a natureza por meio de parceiros da Prefeitura de Vitória, como foi o trabalho do Clube de Observadores de Aves, e da Vports, no apoio às atividades realizadas.

Participação

Participam desta primeira formação de Guardiões Ambientais Mirins aproximadamente 40 estudantes das turmas do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva. A proposta é que o programa seja contínuo e novas vagas sejam destinadas a estudantes da rede municipal de ensino e/ou de instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais.

Os estudantes dessa primeira turma recebem 30 horas de formação, distribuídas em encontros formativos que possibilitaram vivências teóricas e práticas, entre os meses de junho e dezembro, que agora culmina com entrega do cerificado para os estudantes e de selo de instituição parceira para a escola. Para mais informações, acesse o Portal Interativo de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória.

Serviço

Formatura 1ª Turma de Guardiões Ambientais Mirins
Prefeitura de Vitória/Sala Anexa Gabinete do Prefeito
Quarta-feira, 13 de dezembro, às 14h