Guardiões ambientais mirins recebem capacitação em combate a incêndios florestais
Conhecer o que é uma unidade de conservação, os trabalhos de pesquisa e monitoramento de ecossistemas realizados na cidade de Vitória, além de participar de um bate-papo com a equipe de brigadistas que combatem os incêndios florestais no Maciço Central de Vitória. Essas serão algumas das atividades que os 40 Guardiões Ambientais Mirins de Vitória, estudantes do 4o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva, localizada em Mário Cypreste, vivenciarão nesta quarta-feira (16), durante a tarde no Parque da Fonte Grande.
Em meio à Mata Atlântica, percorrendo as trilhas do Caracol e da Pedra da Batata, acompanhados pelas equipes técnicas da Gerência de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas e da Gerência de Educação Ambiental, ambas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), os Guardiões Ambientais Mirins terão a oportunidade de ter noções de como são realizadas ações cotidianas que visam garantir a preservação das unidades de conservação no município.
A equipe de brigadistas, com todos os seus equipamentos, que está sediada no Parque da Fonte Grande, também fará um bate-papo com os Guardiões Ambientais Mirins, convidando-os a participar da missão que é proteger as florestas que cobrem as encostas do Maciço Central.
Assim como todos os visitantes que adentram ao Parque da Fonte Grande, os Guardiões Ambientais Mirins também terão momentos de contemplação da paisagem, a partir dos mirantes da Cidade e o do Sumaré, com o objetivo que aprender mais sobre a localização de Vitória no contexto da Região Metropolitana.
O secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, destaca que “conhecer os projetos, programas e ações realizado e em desenvolvimento pela Secretaria é uma rica oportunidade de aprendizagem que os Guardiões Ambientais Mirins levarão para o resto de suas vidas”.
Programa Guardiões Mirins
De iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), desde o mês de junho, quanto o programa foi lançado, os estudantes têm tido contato com ações que visam à formação para cidadania ambiental e ao protagonismo infantojuvenil quanto ao cuidar do meio ambiente, tendo como exemplos de atuação os serviços realizados pelo quadro técnico da Semmam.
O Programa prevê a formação de cidadãos ambientais mirins a partir do público-alvo atendido nas unidades escolares municipais, instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais com o objetivo de estabelecer uma rede solidária.
Também busca possibilitar aos estudantes terem acesso aos contextos e espaços participativos, democráticos e de aprendizagens que potencializem o protagonismo dessa geração, em contato intergeracional, quanto à disseminação de boas práticas de educação e cidadania ambiental.
Participação
Participam desta primeira formação de Guardiões Mirins cerca de 40 estudantes das turmas do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva. O programa será contínuo e novas vagas serão destinadas a estudantes da rede municipal de ensino e de instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais.
Os estudantes dessa primeira turma receberão, aproximadamente, 30 horas de formação, que serão distribuídas em nove encontros formativos e possibilitarão vivências teóricas e práticas, entre os meses de junho e setembro, com a entrega da certificação prevista para o Dia da Árvore (21 de Setembro). Para mais informações, acesse o Portal Interativo de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória.
Fonte: Prefeitura de Vitória