Grande São Pedro recebe visita do prefeito nas obras de reurbanização
O prefeito Lorenzo Pazolini visitou nesta semana, as obras de reurbanização da Orla da Grande São Pedro. Para a fase 1A, em execução, o investimento é de R$ 96.033.385,96, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e contempla a reurbanização da região (São Pedro e Ilha das Caieiras – 1,16 km).
Neste trecho serão construídos estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, decks, arquibancadas alagáveis, rampas e cinco atracadouros. A região será beneficiada ainda com a construção do Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, praça do Caboré, queimadores de mariscos, área de manutenção de barcos, praça da quadra, e Rua Viva, implantada na Rua Felicidade Correa dos Santos.
O objetivo é recuperar esta região de Vitória com a requalificação de espaços públicos por meio do desenho urbano da orla com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, bem como de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas.
A visita ao canteiro de obras contou com a presença do secretário de Obras Gustavo Perin e de moradores e comerciantes da região. Neste mês a empresa está demolindo o antigo deck, que será completamente refeito, inclusive com a construção de arquibancadas alagáveis.
“Priorizamos a mão de obra local. Valorizamos o morador da Grande São Pedro e hoje temos a felicidade de constatar que as obras estão em ritmo acelerado. Com esta obra concluída teremos a maior transformação social da história da cidade de Vitória. Vamos incentivar o turismo, incrementar o pólo gastronômico e trazer mais turistas para uma das regiões mais belas da ilha de Vitória”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
Eliana Santos, comerciante e presidente do instituto de desenvolvimento sustentável da Ilha das Caieiras, há 28 anos presidiu pela primeira vez a associação de moradores do bairro. “Muito me orgulha saber que o prefeito Lorenzo Pazolini está com essa obra maravilhosa, trazendo desenvolvimento econômico para a Ilha das Caieiras. Essa obra é muito importante para todos os moradores da Ilha das Caieiras, da Grande São Pedro e de Vitória. É um presente maravilhoso para todos nós”, comemorou.
O Projeto Orla da Grande São Pedro foi lançado em 2013, e para a sua elaboração, a PMV realizou um Concurso Público Nacional de Estudos Preliminares. Em 2015, os projetos foram elaborados.
O projeto abrange o litoral da Ilha de Vitória desde o Parque Tancredão até o Bairro Jabour e foi dividido em duas fases e abrange cerca de 15,5 km da orla, atingindo 25 bairros, com cerca de 89.000 habitantes (IBGE, 2010). A fase 1 foi subdividida em fase 1A (São Pedro e Ilha das Caieiras – 1,16 km) e a fase 1B (Santo André até Resistência – 4,04 km).
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.