Feira de Mulheres Empreendedoras participa da programação pelo Dia das Crianças nesta quinta-feira (12)
A Feira de Mulheres Empreendedoras também estará entre as atrações da programação especial da cidade pelo Dia das Crianças, nesta quinta-feira (12). As expositoras levarão seus produtos artesanais, alimentos, peças de vestuário e acessórios, itens de decoração, perfumaria e estética para o Parque Moscoso, das 16h às 19h, e para a Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, das 18h às 22h.
Serão 15 expositoras em cada espaço. Mais do que oportunidades de negócios, as feiras empreendedoras são uma estratégia da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) para apresentar os resultados das políticas de empoderamento de mulheres em situação de violência e os caminhos para conquista da autonomia financeira delas. Qualificação Profissional, encaminhamento para emprego (Sine), mediação de conflitos familiares (Vitória + Humana) e atendimento às vítimas de violência doméstica (Cramsv) estão entre as políticas voltadas para a mulher disponíveis na Casa do Cidadão.
Qualidade e segurança nos alimentos artesanais
Para produzirem pães, biscoitos, doces e salgados de qualidade e seguros para o consumo, as empreendedoras participaram da Oficina Boas Práticas de Produção e de Venda de Alimentos para Pequenos Negócios, realizada na terça-feira (10), na Casa do Cidadão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A técnica da Vigilância Sanitária Mônica Magalhães apresentou normas e técnicas que preservam a qualidade dos produtos e a saúde dos clientes.
“Algumas pessoas pensam que as normas são exageros e burocracia. Na verdade, quem lida com alimentos tem uma grande responsabilidade com a saúde de quem vai consumi-los. Por isso é tão importante que todas saibam como escolher a matéria-prima mais fresca e segura, como manipular e as condições para transporte e armazenamento, por exemplo”, explicou Mônica. Além disso, acrescentou, a manipulação correta agrega valor ao produto.
A oficina ainda contou com uma apresentação da gerente do Procon Vitória, Raquel Vionet, que abordou aspectos importantes do Código do Consumidor para o equilíbrio das relações entre fornecedores e seus clientes e para a produção e o consumo sustentáveis. “Frequentemente, surgem dúvidas sobre devolução, troca, prazo de validade e forma de pagamento, por exemplo. Com essa oficina, as empreendedoras poderão atender melhor as expectativas dos consumidores, respeitando seus direitos”, disse Raquel.
“As mulheres empreendedoras estão em eventos, feiras e aplicativos e muitas vezes trabalham em suas próprias casas. Essa oficina veio para fortalecer seus negócios e elevar a qualidade de seus produtos e do atendimento”, diz a coordenadora de Políticas para Mulheres da Semcid, Adelina Diniz.
Fonte: PMVV