Estacionamento Acessível: Idosos e Pessoas com Deficiência Isentos de Taxas em Vitória.
Mais igualdade e garantia de direitos na capital. O Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a concessão de isenção de pagamento da taxa de utilização de estacionamento rotativo em áreas públicas, às pessoas idosas e às pessoas com deficiência, foi enviado à Câmara Municipal de Vitória, na tarde desta quarta-feira (13), pelo prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini.
O Projeto propõe que pessoas idosas e com deficiência, que deverão ter em seus veículos cartões de identificação, poderão utilizar as vagas por um período de até três horas durante o dia, diferente do que ocorre atualmente com as vagas demarcadas, porém, sem isenção e com a cobrança pelo tempo de uso.
A solenidade de assinatura contou com a participação de representantes das classes, gestores públicos, vereadores, além de técnicos da Prefeitura e usuários do serviço que elogiaram a iniciativa.
Além da conquista para este público, demais usuários do serviço de estacionamento rotativo, em Vitória, terão 10 minutos de tolerância sempre que precisarem utilizar uma das 5.592 vagas disponíveis na cidade, sendo 271 vagas para idosos e 148 para pessoas com deficiência.
Equidade
De acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini, a medida atende uma solicitação da população que passará a usar o estacionamento com tempo fracionado de maneira mais justa, com tranquilidade e valorizando a equidade com público que possui particularidades que devem ser consideradas.
“De uma maneira ou de outra todos se beneficiam. Nós tivemos a preocupação de alinhar a medida com a empresa que administra o serviço justamente como forma de melhoria de sua qualidade. Buscamos garantias práticas e legais para que o usuário esteja ainda mais estimulado a transitar pela nossa cidade”, destacou o prefeito.
Estímulo
O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, disse que o objetivo do sistema rotativo é garantir o rodízio de vagas ocupadas nas ruas, o que beneficia milhares de pessoas, com
destaque o acesso ao comércio local, uma vez que os próprios moradores dos bairros já haviam constatado muitos casos de vagas que eram ocupadas o dia todo pelo mesmo carro.
“Esse público atendido agora, naturalmente, terá mais estímulo para circular pela cidade. Há ainda inúmeras motivações para que o estacionamento seja utilizado e, com esta iniciativa, buscamos beneficiar um público específico que deve ser valorizado, mas também todos que terão um tempo mínimo de uso das vagas”, destacou Mariano.
Fonte: PMV