Entenda a nova atualização da plataforma Geoweb Vitória
Mapa interativo, facilidade para uso em telefones celulares, painéis de informação e novos serviços. Essas são algumas inovações da nova GeoWeb Vitória, lançada pela Prefeitura de Vitória. A plataforma permite o levantamento de informações geográficas importantes para a tomada de decisões em áreas como transporte, meio ambiente, saúde e educação.
Na nova plataforma GeoWeb, que está em sua quarta versão, estão disponíveis aplicativos, mapas e dados geográficos utilizados na gestão territorial do município. Dentre as novidades, está o mapa interativo, que traz vários benefícios, como facilidade para uso em dispositivos móveis e uma tela exclusiva para os servidores da PMV.
A GeoWeb prima por facilitar o acesso às informações georreferenciadas do município. O novo sistema entrega mais conteúdo, melhor organização, navegação mais rápida e melhor responsividade. A Prefeitura de Vitória é considerada referência no Brasil no uso de geotecnologias para gestão municipal, oferecendo à população e aos servidores diversas aplicações e soluções.
Geoarborização
De forma interativa, é possível clicar no mapa da ilha de Vitória, ampliar para ver o nome do logradouro e outras informações sobre o local definido.
Uma das novas ferramentas é a Geoarborização. Por meio do sistema, o morador pode consultar quais as árvores mais encontradas na cidade, bem como aquela que está situada em frente ao seu imóvel ou rua. Também pode verificar onde as árvores estão situadas, como calçadas, praças, canteiros centrais e laterais, orla, rotatórias/trevos, recantos e alamedas, e conhecer o quantitativo de espécies por cada uma das nove regiões administrativas.
De forma interativa, ainda, pode clicar no mapa da ilha de Vitória, ampliar para ver no nome do logradouro, verificar cada ponto verde que representa uma árvore catalogada, escolher um e saber mais detalhes sobre aquela espécie, como altura, bairro, logradouro, região, espécie e posição, por exemplo. O inventário da arborização urbana, recentemente concluído, apontou que Vitória possui mais de 34 mil espécies arbóreas.
Novas tecnologias empregadas
O novo Geoweb foi construído com a tecnologia ArcGIS Hub. Trata-se de uma plataforma altamente configurável para envolvimento da comunidade que organiza pessoas, dados e ferramentas por meio de iniciativas orientadas por informações.
O ArcGIS Hub possibilitou que a Gerência de Geoprocessamento, da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI/Semfa), catalogasse os dados e tecnologias existentes de todas as secretarias municipais, de forma a trabalhar em conjunto com as partes interessadas, internas e externas, para acompanhar o progresso, melhorar os resultados e criar engajamento entre todos. Além, é claro, da inovação na forma de compartilhar dados georreferenciados oficiais para que a comunidade possa tomar melhores decisões.
A principal novidade do lançamento, além do Hub, é o novo mapa interativo, construído utilizando o ArcGIS Experience. Entre os principais benefícios do Experience, estão:
Na nova plataforma GeoWeb, que está em sua quarta versão, estão disponíveis aplicativos, mapas e dados geográficos utilizados na gestão territorial do município. (ampliar)
1. Experiência web facilmente configurável: com uma biblioteca rica de ferramentas prontas para uso sem a necessidade de escrita de código.
2. Design com layout flexível: utiliza grupos de tela integrado. Isto possibilitou o desenvolvimento de um aplicativo web de páginas múltiplas para apresentar dados e informações em exibições personalizadas para o público externo bem como para os servidores da PMV.
3. Máxima otimização para dispositivos móveis: com diversas opções de configurações para melhor aparência em diferentes tamanhos de tela.
Desde a sua primeira versão, lançada em 2005, o Geoweb passou por diversas mudanças a fim de acompanhar a evolução tecnológica, usando a plataforma ArcGIS e as mais modernas API’s de desenvolvimento.
Fonte: PMV