Em Joana D’arc, duas estudantes lançam livro com tema de combate ao racismo livro com tema de combate ao racismo

Em Joana D’arc, duas estudantes lançam livro com tema de combate ao racismo livro com tema de combate ao racismo

Uma história cheia de afeto, superação, companheirismo e lições de vida, com foco no combate ao bullying e ao racismo. A estudante Marina Amâncio Esteves, do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D’Arc, realizou o lançamento do livro “Jazmin, a Escola e Sua História”, com ilustrações de sua colega de turma, Giovanna Araújo.

O livro conta a história de Jazmin, uma menina que mora na Espanha. Ela é negra, tem um sorriso brilhante, olhos pretos, cabelos cacheados e pretos e adora desenhar. Porém, na escola que frequenta em seu país de origem, a jovem sofre racismo e bullying, apesar de não compreender isso inicialmente. Ao vir para o Brasil e passar dez dias de férias, a menina encontrou uma grande amiga e um local de conforto.

A história criada por Marina, que agora tomou forma, inicialmente, em 15 exemplares impressos, começou despretensiosamente em sala de aula, a partir da criatividade da estudante e de seu gosto particular pela leitura e escrita. Ela superou desafios e se dedicou bastante, e com apoio da amiga e colega de sala Giovanna Araújo e da bibliotecária da Emef, Elane Uliana, realizou o sonho de publicar um livro.

“Eu gostei muito de escrever o livro, o processo todo foi incrível e eu nem imaginava que isso iria acontecer. Eu gosto de escrever e acho que é legal você por suas ideias, seus pensamentos na escrita. Tive que lidar com a cobrança de mim mesma, da história ficar bem feita e coesa, e também com a ansiedade de terminar logo, mas no final deu tudo certo e valeu a pena”, contou a estudante.

Incentivo

Quem acompanhou essa trajetória de perto foi a mãe de Marina, Vanessa Amancio. Ela revelou que a filha passou muitas noites debruçada sobre os cadernos, escrevendo e ajustando os detalhes do livro.

“Marina é uma menina muito dedicada, esforçada e gosta muito de escrever. Quando a professora leu a história, gostou tanto e disse que a ajudaria a escrever um livro. Quando eu chegava do trabalho à noite, ela sempre estava escrevendo, eu falava para ela descansar e retomar no outro dia, mas ela colocou esse objetivo e se dedicou muito até terminar. Hoje ver que o processo foi exitoso traz um grande orgulho para mim e o pai dela. Agradeço muito também à bibliotecária Elane por dar essa oportunidade a ela”, disse.

A ilustradora do livro, a estudante Giovanna Araújo, contou que o processo de criação foi divertido e prazeroso. “Para mim foi muito legal ter sido convidada a participar da produção deste livro. Para elaborar as ilustrações contei com a parceria da Marina, de quem veio as inspirações, e não tive muita dificuldade em fazer, pois desenhar é uma das atividades que mais gosto. Por fim, me sinto muito feliz por ter criado um livro que tem uma mensagem muito importante e sou muito grata à escola por ter me dado esta oportunidade”, afirmou.

Incentivo à leitura e escrita

A bibliotecária Elane Uliana acompanhou de perto o processo, prestando todo o auxílio necessário para as estudantes. Por meio dessa vivência, Marina e Giovanna puderam desenvolver a leitura e escrita, o protagonismo estudantil e a criatividade.

“São experiências criativas no uso da informação, e nesse processo é preciso que o estudante enriqueça, modifique, construa seus instrumentos de conhecimento. É um grande prazer como bibliotecária trabalhar diretamente com o estudante, participando do processo de ensino aprendizagem e vendo sua evolução diariamente. É gratificante ver a empolgação e alegria com o processo e o resultado, quando você imprime o livro, é incrível, os estudantes se sentem capazes, o que você vê nos olhos deles é a coisa mais encantadora do mundo”, destacou.

Duas estudantes de Joana D’arc lançam livro com tema de combate ao racismo

 

Fonte: PMV