Discurso Lúdico: Aprendizado Gamificado para Alunos

Discurso Lúdico: Aprendizado Gamificado para Alunos

Desenvolver a análise discursiva dos alunos do 9º ano em sala de aula, por meio do uso da tecnologia, interação, competição e da música. Essa é a proposta do projeto “aRAPiando na Língua Portuguesa: uma gamificação de abordagens linguísticas e discursivas nos textos de rappers brasileiros”, desenvolvido pelo professor Kleber Teles Ribeiro com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marieta Escobar.

O projeto foi selecionado como um dos dez beneficiados no Edital Pibic Jr 01/2023 e cativou os alunos, como explica o Professor Kleber: “A materialidade textual escolhida foi o rap brasileiro pela sua relevância nas discussões sociais. Com o eixo da gamificação proposto pelo Pibic Jr 2023, inserimos o projeto dentro da plataforma educativa e interativa Classcraft, que nos permitiu dividir a turma em grupos e promover uma competição individual e coletivamente”, explicou o professor, que apresentou o projeto junto aos estudantes no Inova Vix, realizado na última quinta-feira (7), na sede da CDTIV.

Dessa forma, por meio dessa plataforma interativa os alunos e seus respectivos grupos ganham pontos à medida que avançam nas missões relativas aos conteúdos e atividades necessários, que neste caso foram a análise linguística e discursiva de textos. Os alunos também ganham pontos por participação e comportamento em sala de aula. Além disso, no final de cada trimestre o melhor grupo e o melhor estudante de cada grupo recebem premiações. Assim, a gamificação despertou o interesse dos alunos para os conteúdos propostos.

O educador ressaltou ainda que também foram trabalhados conteúdos importantes do currículo, tais como: figuras de linguagem, inferências, adjetivação, substantivos e verbos, elipse, pleonasmo, anacoluto, antecipação; bem como da semântica: a referenciação, o tema e sua progressão, as condições de produção de um texto, dentre outros. Participaram do projeto 5 bolsistas, sendo quatro alunos do 9º ano e um aluno do 8º ano, que ficou responsável pela parte tecnológica do projeto.

Os próprios estudantes falam com muito orgulho e carinho sobre a oportunidade de participar do projeto. A estudante Clarissa Costa Oliveira, compartilhou: “Eu achei uma ótima abordagem de conteúdo e que fez uma grande diferença na nossa aprendizagem dentro e fora de sala de aula. Aprendemos a analisar discursiva e oralmente textos, letras de músicas. Foi algo muito importante também na relação social dos alunos entre si, aprendemos a conviver com pessoas diferentes nos relacionando com todos de forma amistosa, sem diferenças”.

Já a estudante Larissa Pereira do Nascimento, frisou que o projeto foi importante para ajudá-la a se expressar melhor, “Esse projeto foi essencial para a nossa aprendizagem, pelo fato de conseguirmos ter a oportunidade de aprender e expressar nossas ideias e conhecimentos. Em termos de aprendizado, também foi incrível, pelo aprendizado efetivo em língua portuguesa e também porque ampliamos significativamente nosso conhecimento sobre diversos assuntos, em especial, a análise discursiva”.

Para Ana Júlya Silva da Costa, o projeto foi importante para entender mais sobre representatividade e também sobre o contexto social em que vive: “Foi uma experiência muito boa. Os conteúdos abordados trouxeram uma grande representatividade no contexto social em que nós estamos inseridos, e aprendemos sobre análise discursiva. As músicas trazidas despertaram curiosidades sobre variados temas, o que gerou muitas pesquisas e discussões coletivas em sala. A plataforma também foi uma das coisas mais interessante, pois conseguimos um resultado satisfatório além das participações dos nossos colegas”.

Por fim, a estudante Nicolly Sarmento da costa destacou como pontos positivos o contato com novas culturas e formas de pensar, ampliando seu repertório cultural e sua visão de mundo. “Eu considero que esse projeto foi muito marcante para esse período dos anos finais do ensino fundamental, porque aprendemos ‘jogando’, e se tornou uma forma de escuta e ouvir pessoas, músicas, vozes diferentes. Foi também importante para a aprendizagem de novas culturas e coisas diversas, de temas importantes como violência, racismo, desigualdade social, entre muitas outras”, frisou a aluna.

Quem também falou sobre os benefícios do projeto para os alunos foi a diretora da unidade de ensino, Ineida Santos. “O projeto é importante. Porque além do desenvolvimento do aluno no processo de aprendizagem, tem um intuito de capacitá-lo para além da sala de aula, motiva o aluno, mostra para ao aluno uma outra vivência. E junto com a escola isso se desenvolve. Além disso, ele tem a bolsa do Pibic, que também é uma ajuda para o nosso aluno. Ele acaba começando a interagir com o lado financeiro, com uma conquista dele, de seu empenho”, ressaltou a gestora.