Comunidade escolar em São Pedro se encanta com gentileza e cultura da paz
Um projeto desenvolvido em torno da canção “Gentileza”, de Marisa Monte, envolveu 96 estudantes dos 3º e 4º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar. A apresentação pela paz, realizada com todos os estudantes e servidores da unidade de ensino, encantou a comunidade escolar. O momento foi também em solidariedade às escolas de Aracruz.
O principal objetivo da atividade, de acordo com o professor Davi Queiroz, responsável pelo projeto, era melhorar a relação entre os estudantes. “A importância de trabalhos como esse está no desenvolvimento da cultura de paz nas escolas e comunidades, tão importante nos dias de hoje”, destacou o educador.
“Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras e as palavras de gentileza“, diz um trecho da música.
Durante as aulas de Música, nos meses de setembro e outubro, as turmas realizaram diversas atividades em torno da canção de Marisa Monte: contação de história sobre vida do profeta Gentileza; citação poética da letra da música, interpretação coletiva sobre os significados da composição; exibição do videoclipe, além de vídeos sobre correntes do bem e reflexão sobre como podemos exercitar a gentileza no nosso dia a dia.
Nesse processo, os estudantes foram, mais do que aprendendo, vivendo a canção. Juntos, eles também produziram placas individuais da mensagem mais do que conhecida “Gentileza gera Gentileza”, com elementos únicos que a criatividade de cada estudante elaborou.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.