Combate à Corrupção em Foco: Mesa-Redonda Analisa Oportunidades e Progressos.
O secretário da Controladoria Geral do Município, Denis Penedo Prates, foi convidado a participar de mesa redonda para tratar dos desafios e oportunidades que Vitória obteve com o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNCP). O evento foi realizado na manhã da última sexta-feira (15), no canal do YouTube.
Para o secretário, as vantagens e benefícios do programa são dispor de um diagnóstico completo e a custo zero de suas fragilidades e pontos fortes em relação às estruturas de controle (em especial preventivo); associar a imagem do gestor ao compromisso de implementar melhorias; pioneirismo do programa, que pretende melhorar os níveis de suscetibilidade à fraude e à corrupção; disponibilidade de documentos com exemplos de boas práticas no ambiente de implementação dos roteiros de atuação; a rede de controle, que dispõe de um enorme banco do conhecimento de boas práticas nacionais que podem ser compartilhadas entre os municípios menores.
Denis apontou avanços no combate à corrupção com auxílio do roteiro de atuação sugerido pelo PNCP, como a criação do Sistema de Integridade Municipal (Sim Vitória), divulgação de Canal de Comunicação de Denúncias exposto no mural do Palácio Municipal, descanso de telas, sites e portais institucionais, implementação da Carta de Serviços, publicação da Norma de Política de Gestão de Riscos, e Metodologia de Gestão de Riscos.
“O grande desafio agora é levar o conhecimento mais segmentado, de preferência, a meu ver, com eventos práticos em que entidades maiores e menores mostrem boas práticas para outras entidades. Algumas vezes a intenção será demonstrar o estado da arte. Algumas vezes o melhor seria a Prefeitura de Vitória mostrar uma abordagem muito mais simplificada, que faça avançar a prevenção à corrupção sem necessariamente precisar de recursos, tanto financeiros quanto humanos, tão elevados”, concluiu o secretário da Controladoria Geral de Vitória, Denis Penedo Prates.
O PNCP é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), executada pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) e apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Fonte: PMV