Centro Pop realiza evento de empoderamento feminino em apoio ao fortalecimento das mulheres
O que sentem? Como pensam? O que querem mulheres que estão em situação de rua? Foi pensando nas respostas de algumas delas, usuárias do Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), que a equipe que atua no espaço promove uma série de ações com foco no empoderamento feminino, intitulado “Fortalecendo Manas”.
A ação faz parte do eixo arte-cultura e integra o calendário de atividades do Centro Pop. O objetivo é trabalhar o empoderamento e autoestima, e com isso contribuir para o fortalecimento de vínculos, por meio de debates e reflexões de prevenção à violência contra a mulher.
Durante o evento, as usuárias do espaço têm a oportunidade de participar como protagonistas nas apresentações de canto, dança, poesia, fotografia, além de participar da palestra sobre Cuidados e Beleza. Ao final da palestra, elas receberam cuidados pessoas, como trancamento dos cabelos, designer de sobrancelhas, manicure e coloração de cabelo.
A usuária Flávia Gomes Moreira de Almeida, de 56 anos, disse que participar da ação foi importante para empoderamento da mulher negra e, principalmente, para que pudesse expressar seus sentimentos através das artes, dança e da música. “Um dia como esse traz a força que necessitamos para continuar na luta contra o machismo e todas as formas de violência contra a mulher”, complementou.
Para a usuária Josélia Souza Gonçalves, 39, o dia foi de muito aprendizado. “O projeto foi muito importante para aprender mais coisas. Eu já participo de outras oficinas – de artes, costura e violão”, comentou ela.
Para o coordenador do Centro Pop Ramon Rosa Ribeiro, o “Fortalecendo Manas” é um projeto que trata da questão empoderamento feminino como forma de enfrentamento da violência contra a mulher.
“É alta demanda de atendimentos voltados a essa temática e, também, são frequentes os casos em que essas mulheres são revitimizadas e os motivos são os mais diversos. Estamos atuando num esforço multidisciplinar interno para que essas mulheres tenham condições (dando acesso a direitos, informações e melhorando o seu olhar sobre si mesma) de romper esse ciclo”, comentou Ramon.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, o empoderamento feminino é fundamental para a autonomia, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher essencial para que estas mulheres possam superar a situação de rua.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui