Casa Porto se Transforma em Picadeiro na Exposição “O Circo”

Casa Porto se Transforma em Picadeiro na Exposição “O Circo”

A partir da próxima segunda-feira (12), às 19 horas, a Casa Porto das Artes Plásticas no Centro Histórico de Vitória se transformará por completo; isso porque, o espaço receberá a inédita exposição “O Circo”, realizada pela Associação Cultural Circense e Ambiental Uma Floresta.

A mostra reunirá obras em aquarelas do artista plástico Luís Keiper e seus convidados, textos de poesias com o tema circo, do psicanalista Ítalo Campos, além de elementos circenses que compõem cenários como camarins e espaços interativos para o público.

Além da parte de exposição, quem comparecer a “O Circo” poderá assistir a vídeos e participar de oficinas práticas baseadas no livro de título correspondente de Ítalo.

“Circo vem da palavra Circus em latim, que significa arena romana. Ele é uma das mais antigas formas de arte registrada no Egito, na China, na Índia, na Grécia e em Roma, há mais de quatro mil anos. O Circo é o espaço onde se realiza toda variedade e esplendor humano com sua graça e sua dor. A vida e morte estão ali representados nos seus variados espetáculos, na fala do palhaço, no equilíbrio do trapezista, na habilidade do engolidor de espadas, no cálculo do motociclista. O Circo é uma arte universal. É nesse universo que mergulhamos e convidamos o público a imergir conosco”, convida Ítalo.

“Queremos promover a expansão da sensibilidade do espectador visando ampliar seus sentimentos de humanismo despertando sentimentos positivos a respeito das artes e da cultura. Vamos trazer à tona a memória ancestral do circo, sua força histórica e cultural para ativar e ampliar a consciência e sensibilidade do cidadão visitante”, completa Keiper.

A exposição

Na composição do espaço estarão 20 obras de aquarela, montadas em molduras brancas, tipo caixa, com vidro antirreflexo e cinco móbiles de corpo único e grande formato, também em aquarela. Cada obra estará acompanhada de poesia em espaço adjacente, aplicadas com adesivação de recorte. Na ambientação melodias e sons suaves de circo guiarão o percurso da exposição.

A mostra, produzida pela Ratimbum Produções de Artes, contará com três ambientes-cenários que poderão ser interativos. Dois “Camarins de Circo” abordarão o ambiente de maquiagem dos atores e palhaços com seus figurinos e acessórios. Um terceiro ambiente será o “Ateliê de Aquarela” composto por todos os componentes para o desenvolvimento da técnica.

O público contará ainda com um recanto ao longo do percurso que contará com espaço para vídeos contínuos com leitura de poemas por pessoas da comunidade como jornalistas, palhaços, escritores, poetas, atores, artista de pintura e outros.

Uma outra área será reservada para saraus de poesias, falas e entrevistas com artistas da poesia, atores e aquarelistas que acontecerão em horários programados ao longo dos dias da exposição que fica em cartaz até 12 de outubro.

As informações da exposição “O Circo” serão gravadas em libras e estarão disponíveis em vídeo.

Oficinas

A exposição “O Circo” contará com uma oficina de aquarela e outra de poesia, ambas gratuitas, com classificação indicativa livre, disponíveis aos visitantes e grupos escolares. Cada turma atenderá até 30 participantes por vez. Confira as datas e horários:

Oficina de Literatura-Escrita e encontro com o artista.

– 28 de agosto às 13h30;
– 11 de setembro às 13h30.
Duração: 1h30
Conteúdo: Apresentação da exposição, história da arte e da literatura como uma das suas formas, os gêneros literários, leitura de poemas, exercícios de escrita, finalização e destino da produção da oficina.

Oficina de Aquarela e encontro com o artista.

– 28 de agosto às 15h;
– 11 de setembro às 15h.
Duração: 1h30
Conteúdo: Apresentação da exposição e dos artistas, a técnica da aquarela e breve história, apresentação de um ateliê e os materiais de aquarela, demonstração de técnicas variadas (sobreposição de cores, emprego de isolantes, ponta seca, carimbos, positivo e negativo, etc.), ação prática dos participantes em produção de pequenas aquarelas em formato A5, avaliação dos trabalhos produzidos e proposta para montagem de mural dentro do espaço expositivo da Casa Porto.

As inscrições poderão ser feitas com antecedência no local ou por meio dos telefones (27) 99698-0869/ (27) 3222-0869. Agendamentos e informações pelo mesmo canal.