Cardápio das Escolas de Vitória Disponível para Consulta
Uma boa notícia para as mamães, papais e responsáveis pelas crianças e estudantes matriculados nas unidades de ensino de Vitória: agora, o cardápio escolar pode ser consultado por meio do Portal da Transparência de Vitória. Para a criançada, as mais variadas e saudáveis opções, que vão desde carne bovina moída, chuchu e feijão, à mingau de aveia com banana nanica e cacau em pó sem açúcar. Essas são apenas algumas das diversas opções planejadas e servidas às crianças e estudantes da rede.
Os cardápios são elaborados mensalmente pela nutricionista responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, são ofertados alimentos associados a datas comemorativas, como no Dia das Crianças e Dia do Estudante, que integram preparações diferenciadas nos cardápios ao longo do ano.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, lembra que Vitória é referência no Programa Nacional de Alimentação Escolar, e que a capital tem um investimento muito robusto no complemento da verba de alimentação.
“São mais de R$ 13 milhões investidos com recursos próprios para garantir ainda mais qualidade e diversidade nutricional na alimentação de aproximadamente 42 mil crianças e estudantes matriculados na rede de ensino da nossa cidade. Esse valor é mais do que o dobro da verba que chega do governo federal, em torno de R$ 5 milhões”, pontua.
“Ter o cardápio escolar no site da Transparência possibilita às famílias um acompanhamento sobre o que o seu filho está ingerindo durante o período escolar. Para nós, é um avanço ter essa transparência e essa informação acessível para todos”, complementou a secretária.
A nutricionista Mariana Zouain, que atua na Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane), da Secretaria de Educação de Vitória (Seme), explica que o cardápio escolar é o mesmo para todas as escolas, mas para cada faixa etária há um cardápio específico.
“O Grupo 1 dos Centros Municipais de Educação Infantil, por exemplo, tem um cardápio para crianças menores, então precisa haver uma adaptação da alimentação em relação à consistência, e é zero açúcar. Já os grupos 5 e 6 têm inclusão de açúcar de forma balanceada”, detalhou.
Para o Secretário da Controladoria Geral do Município, Denis Prates, todo o Portal deve ser voltado para fornecer informações úteis à população. “Nós vamos além das obrigatoriedades de transparência, além dos aspectos legais, para buscar informações que melhorem a qualidade de vida do cidadão que acessa os serviços públicos”.
Todos os cardápios servidos podem ser consultados. Há filtros por mês de referência, filtros para visualizar apenas Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) ou Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e ainda separação por Unidade Escolar.
Alguns dos alimentos ofertados nas escolas são oriundos da agricultura familiar do Estado, como abobrinha, aipim, chuchu, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, inhame, repolho híbrido, repolho roxo, iogurte e queijo. Há ainda a oferta de produtos orgânicos, como a banana.
Qualquer alteração na alimentação dos estudantes deve ser previamente comunicada e autorizada pelas Nutricionistas da Seme. Quando a alimentação não refletir o que estava previsto no cardápio, a população pode alertar a Secretaria de Educação por meio do Vitoria Online, pela Ouvidoria Municipal ou pelo telefone 156.
Fonte: PMV