Cantinhos da Amamentação Chegam às Unidades de Saúde de Vitória no Agosto Dourado

Cantinhos da Amamentação Chegam às Unidades de Saúde de Vitória no Agosto Dourado

Como parte das ações de promoção da Campanha Agosto Dourado, movimento criado pela Organização Mundial da Saúde para promover o aleitamento materno, unidades básicas de saúde de Vitória (UBS) implantaram “Cantinho da Amamentação”.

Com muita criatividade e, principalmente, carinho pelas munícipes que estão amamentando, os profissionais de saúde das unidades decoraram poltronas confortáveis com  o tema Agosto Dourado, criando um espaço espaço carinhosamente de Cantinho da Amamentação.

A Secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou que o apoio ao Agosto Dourado representa o cuidado com a saúde do munícipe em todos os ciclos de vida. “A saúde de Vitória busca promover qualidade de vida para todas as pessoas da cidade, desde a mais tenra idade”, frisou.

A primeira-dama de Vitória, Paula Pazolini, também apoia a Campanha e ressalta que os benefícios para a saúde e o desenvolvimento da criança que é amamentada se estende por toda a vida.

“Além de garantir a melhor nutrição para a criança, o aleitamento materno fortalece vínculos, contribui para o desenvolvimento cognitivo e psicológico da criança e cria memórias que levamos para o resto da vida. É essa conscientização que não deixará a mãe desistir de amamentar, porque ela terá em mente que os ganhos a longo prazo são infinitamente maiores que as dificuldades”, afirmou.

 

“Criamos esse espaço como forma de apoiar a amamentação, promover à mãe que amamenta um local confortável e tranquilo para esse momento”, afirmou a diretora da UBS do Quadro, Roze Azevedo da Silva.

Aprovação

Jéssica de Labianca, 27 anos, moradora do Bairro do Quadro experimentou e aprovou o espaço destinado à amamentação. “Amamentar no início é difícil, mas vale muito a pena”, declarou com sua filha Helena, de 9 meses, no colo.

Mesmo as mães que ainda não experimentaram a sensação de amamentar, elogiam a campanha pelo aleitamento materno, como Michele Correia Maciel, 38 anos, gestante com 38 semanas e moradora da Ilha das Caieiras. “Conheci essa campanha aqui na unidade e é realmente muito importante valorizar a amamentação. Não há nada que se compare ao leite materno para o bebê”, disse.

A referência em Saúde da Criança de Vitória, Juliana Schade, ressaltou a importância do Agosto Dourado para divulgar os benefícios da amamentação.

“Apesar de a amamentação proporcionar muitos ganhos para a saúde da mãe, do bebê e de toda a sociedade, menos de 50% das mães brasileiras amamentam. Então é extremamente importante dar visibilidade a esse tema e apoiar as mães”, disse.

Fonte: PMV