Alunos da EJA Compartilham Seus Relatos em Livro Lançado nesta Terça.
As histórias e memórias dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Admardo Serafim de Oliveira são como preciosos tesouros que atravessaram o tempo e a adversidade. Cada narrativa é um testemunho de resiliência e determinação, em que sonhos foram reavivados e horizontes ampliados.
Nas salas de aula desses valentes aprendizes, as palavras se tornam pontes para o conhecimento, e as experiências compartilhadas se transformam em laços que unem sentimentos. A turma tem uma faixa etária variada, sendo que alguns alunos tem idade acima de 60 anos, mostrando que nunca é tarde para buscar o conhecimento e alcançar os mais elevados sonhos.
Nesse sentido, a equipe escolar pensou em compartilhar tais vivências e experiências para o mundo, e as histórias viraram um livro que será lançado nesta terça-feira (03), às 14h, no auditório da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica no bairro Maria Ortiz, com o nome “Histórias e Memórias”.
O evento é muito aguardado pelos estudantes e promete encantar a todos com os registros de vida da turma do 1º segmento, que foram produzidos e reunidos ao longo do ano letivo de 2023. Por isso, os alunos convidaram seus familiares para o que promete ser uma grande celebração da educação e da persistência.
“As histórias de vida que partilhamos, ouvimos e aprendemos dos estudantes da EJA são em sua maioria de doação e dedicação ao outro, de direitos negados, de falta de oportunidade ou escolha. Voltar a estudar é um sonho realizado, uma elevação da autoestima, no sentido de entender que a vida ainda lhe reserva oportunidades e que esses estudantes têm direito a todas elas. Registrar em um livro as memórias e histórias desses estudantes foi uma aventura de aprendizado formal com aprendizado de vida”, destaca a pedagoga Giselli Santos.
A educadora ressalta ainda a importância simbólica da data, uma vez que no dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso. A rede de ensino de Vitória tem, atualmente, 198 estudantes idosos (com 60 anos ou mais) matriculados na EJA. Desses, 121 estudam na Emef EJA Admardo Serafim de Oliveira.
Lançamento do Livro “Histórias e Memórias”
Endereço: Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira. Av. Jerônimo Vervloet, 880 – Maria Ortiz, Vitória – ES, 29070-350
Horário: 14h
Fonte: PMV