Abertura do Jemvi contará com animação do Primeiro Encontro de Bandas Escolares neste sábado
Musicalidade, integração, protagonismo. As bandas ou conjuntos musicais desenvolvidos nas escolas têm a finalidade de articular uma ação pedagógica utilizando-se da música como promotora de aprendizagem e desenvolvimento. Neste sábado (8), dentro da cerimônia de abertura da 51ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), será realizado também o Primeiro Encontro de Bandas Escolares de Vitória.
O evento reunirá a Corporação Musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, de Santo Antônio; a Banda da Emef em Tempo Integral Eunice Pereira Silveira, de Tabuazeiro; a Banda da Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos, de Inhanguetá; a Banda da Emef TI Izaura Marques da Silva, de Andorinhas; e o Corpo Musical da Emef Suzete Cuendet, que fica em Maruípe.
A abertura do Jemvi começa a partir das 8 horas, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão. O evento é aberto ao público. Além das bandas, haverá ainda o juramento dos atletas, o acendimento da pira olímpica, e oficinas de práticas corporais ministradas pela Secretaria Municipal de Esporte (Semesp). Este ano, são 40 escolas inscritas na competição, reunindo 3.358 estudantes do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Referência
A banda musical da Emef Alvimar Silva surgiu da necessidade de oferecer aos estudantes da comunidade escolar uma atividade extracurricular. A música, a dança e as demais linguagens artísticas fazem parte do dia a dia dos estudantes e têm boa aceitação. São atendidas crianças a partir de 11 anos, com autorização dos responsáveis, além de adolescentes e jovens, que recebem instrução de teoria musical e prática em instrumentos de sopro e percussão.
O projeto, através da Banda Comasi (Corporação Musical Alvimar Silva), tem ampla divulgação na comunidade da Grande Santo Antônio, atingindo outras comunidades adjacentes. A banda soma várias conquistas em campeonatos musicais de bandas e fanfarras no Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Estreia
A banda da Emef TI Eunice Pereira Silveira iniciou as atividades no ano de 2023, sob a regência do professor de Música Ronaldo Roella. Os ensaios começaram no mês de maio, utilizando basicamente instrumentos de percussão, e a primeira apresentação oficial da banda acontecerá no Primeiro Encontro das Bandas Escolares de Vitória.
Dentre outros objetivos e projetando para o futuro, está proposto o desenvolvimento de um projeto progressivo, com valores educacionais pautados em processos de ensino e aprendizagem de conteúdos e habilidades musicais, potencializando a formação integral dos estudantes no exercício de sua cidadania plena
Atualmente, 30 componentes que cursam do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental integram o grupo musical, e fazem parte do seu plantel o corpo coreográfico composto por estudantes que também integram a equipe de ginástica rítmica da unidade de ensino, dirigida pela professora de Educação Física Ana Flávia Sofiste. O projeto tem como coordenadora geral a professora Eliane Amorim, que está como diretora da escola.
Anos de estrada
Criada em 1996, a banda da Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos contempla tanto estudantes moradores dos bairros Bela Vista e Inhanguetá quanto km estudantes dos bairros vizinhos e comunidades adjacentes. Com a supervisão da diretora Dóris de Oliveira, a banda também acolhe ex-estudantes que compõem o corpo musical, regido pelo professor Paulo Damasceno, com auxílio da estagiária Lorrainy Almeida.
A banda é formada por instrumentos de percussão e sopros e, ao longo de sua existência, buscou ressignificar a sua forma de atuação com repertórios variados, como dobrados, músicas populares, hinos e músicas internacionais. A banda também é composta pelo grupo coreográfico das balizas, conduzido pela professora Rita de Cássia.
Através do projeto, a banda visa a promover o incentivo à prática musical, a inclusão dos estudantes da rede em projetos extracurriculares, o interesse pela cultura musical, a utilização da música como ferramenta educacional e a disciplina no processo de ensino aprendizagem.
Reorganização
A banda da Emef TI Izaura Marques da Silva foi reorganizada em 2022, com o apoio do diretor Ivan Nyls, sendo formada somente por instrumentos de percussão. Além do corpo musical conduzido pelo professor Leandro Pinheiro, a banda também conta com o corpo coreográfico coordenado pela professora Débora Souza. Dentre as atividades musicais promovidas na unidade de ensino, estão a prática musical em conjunto nas aulas de Música e nos ensaios da banda, sobretudo, com o desenvolvimento do protagonismo estudantil.
As estudantes responsáveis por liderar os naipes de bumbos, surdos e caixas são sempre incentivadas a coordenar os seus grupos e conduzi-los nos ensaios e nas apresentações, com notável organização e grande responsabilidade. Disciplina, concentração, companheirismo, protagonismo e zelo pelo patrimônio público são alguns dos muitos aprendizados que esses estudantes têm desenvolvido dia após dia.
Retomada de atividades
Desde meados do ano 2022, o Corpo Musical da Emef Suzete Cuendet retomou as suas atividades sob regência do professor de Música Samuel Costa, com apoio da estagiária Lorrainy Almeida e gestão da diretora Rúbia Xibili. A banda vivencia a iniciação em música, sendo ela mesma a ferramenta para a educação musical.
O grupo tem integrantes que participam de projetos de música em outros espaços educacionais, além de ex-estudantes que integram a banda desde que eram discentes da unidade de ensino, conjuntamente progredindo para a categoria banda de música.
A banda desenvolve repertório que dialoga com as vivências e experiências musicais de seus integrantes, prevalecendo músicas da cultura pop e música popular brasileira.
Serviço Cerimônia de Abertura da 51ª edição do Jemvi Atrações: juramento dos atletas, acendimento da pira olímpica, Primeiro Encontro de Bandas Escolares de Vitória, oficinas de práticas corporais. Quando: sábado (8), a partir das 8 horas. Onde: Ginásio do Tancredão. R. Rosilda Falcão dos Anjos, Mário Cypreste. Entrada gratuita. Fonte: PMV