Munícipes Aprovam Atendimento no Mutirão de Oftalmologia e Expressam Elogios
Agilizar o acesso a consultas e exames especializados. Esse é o objetivo dos mutirões de oftalmologia que têm sido realizados aos sábados pela Prefeitura de Vitória por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Neste sábado (19), mais uma edição do mutirão aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, parceira do município na realização desse serviço.
O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, foi até o mutirão de oftalmologia verificar o atendimento. Na ocasião, ele disse que o mutirão representa uma grande união da Prefeitura de Vitória com a sociedade civil organizada, com a Santa Casa, para levar saúde para as pessoas. “Hoje, aqui, no mutirão de oftalmologia, temos diversos atendimentos, mas não só essa especialidade, diversas outras especialidades têm sido atendidas, e vamos seguir assim, cuidando do povo, trazendo avanço, melhorando a vida das pessoas, porque Vitória é a capital brasileira da saúde”, ressaltou.
Segundo a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, o objetivo do mutirão é facilitar o acesso a consultas e exames especializados e agilizar todo o processo porque tem gente que está na fila há mais de dois, três anos. “A gente está fazendo esse mutirão para antecipar o atendimento e tirar essas pessoas da fila, até pra dar qualidade de vida a essas pessoas, porque como ficam muito tempo na fila, a condição de saúde delas acaba agravando. E nosso objetivo não é esse, é que a população tenha qualidade de vida”, comentou.
Além disso, a secretária destacou que os mutirões dão acesso àquelas pessoas que não podem fazer as consultas no meio da semana. “Então a gente tem as consultas durante a semana normalmente, e no fim de semana a gente faz o mutirão para dar a essas pessoas a oportunidade de comparecer”, explicou a secretária.
Aprovado
A dona Marcela Dalla Bernardina, 51 anos, é dona de um salão de beleza em Vitória e reclamou que o problema de vista a está atrapalhando até a trabalhar. Ela achou ótimo o mutirão porque fazia bastante tempo que ela aguardava essa consulta.
“Estou precisando trocar o óculos, estou com dificuldade até para trabalhar. Dei graças a Deus que colocaram esse mutirão. Eu já tinha solicitado encaminhamento no posto de saúde bem antes da pandemia, aí eu refiz o pedido há quase um ano e agora eu consegui” , contou.
Já para o senhor João Luiz Borges, 62 anos, o agendamento para a realização de exames de vista saiu rápido e ele acha importante a prestação desse serviço para a comunidade.. “Eles marcaram a primeira vez, mas, como eu trabalho de plantão, não pude vir, e remarcaram. Demorou um mês mais ou menos”, disse o coordenador de segurança.
O advogado Rodrigo Costa, 43 anos, elogiou a eficiência do serviço. “Foi até rápido para conseguir a consulta, e, pelo visto, está funcionando muito bem, com profissionais bastante atenciosos. A unidade de saúde ligou com antecedência, mandou mensagem com antecedência para avisar do agendamento. Está bem eficaz, funcionando mesmo”, avaliou.
Quem também elogiou o serviço foi o aposentado Aristides da Silva, 62 anos. Ele tem glaucoma e foi ao mutirão porque precisava de consulta e exames de acompanhamento. “É só esperar o posto de saúde me ligar, passar lá e pegar o encaminhamento. É show de bola”, comentou.
Vitória da saúde
O mutirão de oftalmologia teve início em 5 de agosto e o próximo acontecerá no dia 26 de agosto. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já entrou em contato com os pacientes e os agendamentos foram realizados de acordo com a prioridade clínica pela Central de Regulação.
Além das consultas, os mutirões oferecem os seguintes exames: biometria, curva diária, mapeamento de retina, paquimetria, retinografia colorida e ultrassonografia do globo ocular.
Fonte: PMV