Projeto patrulha canina leva palestra educativa para crianças da capital
O projeto “Patrulha Canina”, da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Laurentina Mendonça Corrêa, localizado no Bairro da Consolação, em Vitória, para um bate-papo interativo e lúdico com as crianças sobre sonhos, respeito ao próximo e a importância dos estudos.
Os agentes de polícia Jorge Morgado Neto e Rafael Tardin Portela, que fazem parte da Coordenação de Recursos Especiais (Core) da PCES, comandou a conversa animada com os pequenos do turno vespertino. Durante a palestra eles apresentaram alguns equipamentos que são usados em ações de segurança, como escudo, capacete e colete, sempre fazendo uma referência com super-heróis conhecidos das crianças, como o “Capitão América”, “Thor” e “Homem de Ferro”.
Para a criançada o ponto mais especial da palestra certamente foi a apresentação de Atena, uma cadela farejadora treinada para apoiar ações de busca realizadas pelos policiais. O trabalho de Atena foi demonstrado em uma simulação, que deixou as crianças encantadas com a simpática e dedicada cadela policial.
Ainda eufórico após a palestra e por toda a interação com a Atena, Bento contou que o dia foi muito especial. “Eu vi os policiais, peguei o capacete e o colete, vi a cadela Atena farejando e achando em qual caixa estava o material. Eu gosto dos policiais porque eles salvam vidas e nos protegem”, disse o pequeno
Patrulha Canina
De acordo com o médico veterinário e policial civil Jorge Morgado, a ideia de usar o cão para apresentar a rotina de um policial, surgiu devido ao sucesso que os animais de estimação têm com as crianças, para que então dessa forma descontraída pudesse transmitir a mensagem.
“Na palestra falamos do trabalho do cão farejador, sobre o trabalho da polícia e, dessa forma, conseguimos nos aproximar e interagir com as crianças, demonstrando que elas podem contar com as forças de segurança. Além disso, conversamos sobre sonhos, expectativa de vida e sobre a importância dos estudos e dos professores”, disse.
A primeira palestra do projeto, voltado para crianças de 05 a 12 anos, foi realizada em 2014. Desde então, já foram atendidas mais de 20 escolas, sendo elas estaduais, municipais e particulares, na Grande Vitória.
Fonte: PMV