Agosto Lilás: Ações em toda a cidade celebrarão os 17 anos da Lei Maria da Penha.
Palestras em condomínios, Feira de Mulheres Empreendedoras, treinamentos e abordagens educativas em feiras livres. Essas são algumas das ações da campanha Agosto Lilás, que se inicia nesta quarta-feira (2), para marcar os 17 anos da sanção da Lei Maria da Penha e também 17 anos da criação do Centro de Referência no Atendimento a Mulheres em Situação de Violência (Cramsv) de Vitória.
A programação envolve o encontro “Mulheres Seguras, Condomínio Cidadão”, com representantes de aproximadamente 400 condomínios da capital, para dialogar sobre a Lei 9653/2020, que trata da Comunicação sobre Violência Doméstica nesses espaços. A ideia é orientar síndicos e conselheiros sobre como identificar situação de violência doméstica e familiar, como podem ajudar e apresentar a rede de proteção da mulher em Vitória.
Conhecer e aplicar a lei pode salvar vidas, pode representar acolhimento para a mulher que tem seus direitos e sua dignidade violados e, principalmente, pode resgatar famílias. Quando uma mulher é agredida, toda a família sofre. E quando, ao contrário, uma mulher é acolhida, toda a família se fortalece”, diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
Outra novidade deste Agosto Lilás são as mobilizações das moradoras da capital para a eleição do Conselho Municipal da Mulher (Comum), que será realizada em novembro. A ideia é divulgar o órgão que propõe e discute as políticas públicas voltadas para a valorização da mulher e pelo fim da violência contra elas, atraindo novas integrantes para atuarem como conselheiras do órgão.
Confira a programação:
Aniversário do Cramsv
Dia 7, às 14h. Um café da tarde e apresentações culturais serão oferecidos para as mulheres que utilizam o serviço. O Cramsv oferece atendimento social, psicológico, jurídico e acompanhamento, em um trabalho articulado com outros serviços municipais, como a Casa Rosa, e de outras esferas, como Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, 1ª Vara Especializada no Atendimento da Mulher e Delegacias da Mulher. O Cramsv também encaminha os casos para recebimento do dispositivo de segurança preventiva (DSP) – o Botão do Pânico – e para a Casa Abrigo Estadual. Ao longo dos 17 anos de existência, o Cramsv já realizou mais de 25 mil atendimentos
“Mulheres Seguras, Condomínio Cidadão”
Dia 8, às 19h30, no Colégio Salesiano (Rua Deputado Otaviano Rodrigues de Carvalho, 360, em Jardim Camburi).
O encontro vai contar com representantes do 12° Batalhão da Polícia Militar, de condomínios de Jardim Camburi e membros dos Conselhos Municipais da Mulher e de Segurança Pública.
Feira de Mulheres Empreendedoras
Dias 7, 8 e 9, das 9h às 17h, na Casa do Cidadão. O tradicional espaço de venda de produtos artesanais, alimentos, vestuário, acessórios, decoração, perfumaria e estética vai integrar o Agosto Lilás. A feira é aberta ao público.
Treinamento para Faxineira e Diarista
Dias 28 e 30, das 13h30 às 16h30, na Casa do Cidadão. Em parceria com a Easy Bee, serão apresentados conteúdos para quem busca uma vaga de trabalho junto a condomínios ou em residências. Por tratar-se de uma plataforma de intermediação de mão de obra, há possibilidade de colocação profissional para quem participar do treinamento.
Maria da Penha Vai à Cidade
Em feiras livres da cidade, mulheres vão fazer abordagens com informações sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violências e a rede de atendimento especializado em Vitória, serviços onde a população pode buscar ajuda ou denunciar situações de violência doméstica e familiar. As ações ocorrem das 7h30 às 12h
Dia 3 – na Praia do Canto
Dia 5 – em Jardim da Penha
Dia 6 – em Gurigica
Dia 9 – em Santo Antônio
Dia 11 – em Jardim Camburi
Dia 13 – Nova Palestina
Dia 16 – em Itararé
Dia 22 – no Bairro República
Dia 26 – Maria Ortiz
Dia 27 – Maruípe
Fonte: PMV