Sábado Solidário: Evento de Adoção de Animais encanta no Parque Pedra da Cebola
A manhã deste sábado (29) promete muita diversão e fofura para quem for ao parque Pedra da Cebola, que fica na Mata da Praia, em Vitória. Por lá, acontece mais um evento de adoção de animais. Das 9h às 15h, quem deseja adotar um bichinho poderá escolher entre os cães e gatos que foram acolhidos pelo Programa Pata Vix, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e pela ONG Gatinhos Pedra da Cebola, instituição parceira na realização desta nova edição.
Durante o evento de adoção, que será montado próximo à área do parquinho, também será realizado um bazar de roupas, calçados e acessórios e venda de alimentos. A renda recebida será toda revertida para castração, compra de medicação e tratamento dos gatos que estão sob a tutela da Ong Gatinhos Pedra da Cebola.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, ressaltou que “o principal objetivo é proporcionar uma adoção responsável de animais resgatados de situações de maus-tratos e abandono, em parceria com entidades de relevância na promoção, defesa e bem-estar”. A subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem, reforçou a importância do acontecimento dos eventos de adoção nas comunidades.
“Essa iniciativa busca ampliar a parceria com a sociedade civil organizada dos eventos de adoção para os bairros para que a população tenha mais acesso à adoção dos pets de forma responsável”, diz ela, lembrando que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza mensalmente eventos de adoção.
A gerente de Bem-Estar Animal, Katiúscia Rodrigues Oliveira, ressaltou que o mais importante é a pessoa avaliar se de fato ela quer adotar um pet, não agindo por impulso.
“O interessado deve, de fato, avaliar se tem as condições ideais para manter esse animal, manter essa vida dali em diante. Entender que ele está assumindo uma responsabilidade e compromisso com esse novo ente familiar”, apontou.
Adoção responsável
Para uma adoção responsável, é necessário ser maior de 18 anos e o interessado levar cópia da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência em nome do tutor.
Todos os animais disponíveis para adoção foram retirados de situação de abandono ou de maus-tratos e foram tratados, vermifugados e vacinados. Os bichinhos considerados adultos já foram castrados pelo Programa Vitória da Castração Animal e os filhotes, que ainda não possuem idade para a cirurgia, terão a garantia da realização do procedimento.
Fonte: PMV