Audiência pública lota auditório para discutir propostas sobre moradores em situação de rua em Vitória
O vereador Luiz Emanuel (sem partido) realizou na noite de ontem, segunda-feira, no auditório do colégio Darwin em Jardim da Penha, a Audiência Pública para discussão da temática “população em situação de rua, saúde e segurança pública”.
Com o intuito de encontrar soluções para a questão, a audiência transcorreu de forma ordenada, dando voz aos diversos representantes presentes bem como os cidadãos comuns. Dessa forma, o vereador considera que a audiência cumpriu o seu papel.
“Ontem, tivemos a presença de mais de 200 pessoas, com representações de 11 bairros da cidade bem como representantes da Prefeitura, Ministério Público e OAB, para discutir a questão trazida. Conseguimos colocar todas as contradições à mesa, a prefeitura deixou clara a sua disposição para continuar investindo para ampliar as vagas nos abrigos que recebem as pessoas em situação de rua e ampliar o número de abordagens. Ainda assim, a ausência do Governo do Estado nos chamou atenção visto que entendemos que a responsabilidade do Estado é total, até porque o problema da população em situação de rua é metropolitano. De toda forma, queremos construir soluções para que essas pessoas vivam dignamente e fora das ruas, além de ter todas as leis as quais estamos submetidos enquanto cidadãos sirvam para todos.” ressalta Luiz Emanuel.
As forças de segurança também estiveram presente. “A PM nao enxerga as pessoas em situação de rua como criminosas em potencial. Isso seria generalizar e simplificar um problema complexo. Evidentemente, a PM atua preventiva e repressivamente para coibir a prática criminosa seja quem for o criminoso”.
Major Isaac Rubim – Policia Militar do ES.
Quem também se fez presente foi a Associação comunitária do bairro “O intuito da ACOJAP é tratar o tema de forma harmônica e que possamos encontrar soluções para o tema em debate de uma forma respeitosa e eficaz.
Agradeço o convite do Vereador Luiz Emanuel e dar os parabéns por abordar o tema em audiência pública”.
Felipe Cirilo Presidente da
Associação comunitária de Jardim da Penha e Pontal de Camburi.
Sindicato também se manifesta na audiência pública. “Precisamos de mais debate sobre as ações e menos debate sobre estatísticas, pois sabemos da dificuldade e da complexibilidade do tema, pois envolve pessoas e seres humanos como todos nós, e da mesma forma que não podemos e não devemos criminalizar o morador de rua, não podemos descriminalizar os moradores de ruas que cometem pequenos crimes e delitos. Nossa sugestão é criar comissões e debates sobre soluções e exemplos de outras cidades que tiveram resultado prático nas suas ações . O setor de bares e restaurantes se coloca a disposição pro debate sobre soluções que possam melhorar a vida de todos”.
Fabiano José Ongaratto, vice presidente Sindbares.
Conselheiro de segurança pública de vitória participa do debate. “Em relação as pessoas em situação de rua entendemos que ja existem políticas públicas efetivas em cidades como: Florianópolis, Curitiba e Londrina, a cidade de Vitória pode conhecer e seguir o caminho de exemplos”.
Aylton Dadalto -Presidente do Conselho Municipal de Segurança Urbana de Vitória.
Audiência Pública contou ainda com a representante do Ministério Público Dra. Arlinda Monjardim, Vereadora Karla Coser, Vereador André Moreira, Vereador Chico Hosken, Secretário de Governo da Prefeitura de Vitória Aridelmo Teixeira, representante da OAB, entre outras lideranças políticas, de categorias e cidadãos comuns.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.