Cras Inhagueta aprimora atendimento com o uso de mensagens por WhatsApp
A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Inhaguetá decidiu utilizar as facilidades oferecidas pelo WhatsApp para aprimorar a comunicação com as famílias e para tirar dúvidas de forma mais ágil às demandas dos moradores. Com a utilização da ferramenta, a relação das famílias com o Cras Inhaguetá ficou ainda mais dinâmica, já que o canal de acesso está na palma da mão da equipe técnica e dos usuários da plataforma.
Ao incorporar a ferramenta WhatsApp, a equipe visou dar mais comodidade na busca de informações básica, tendo em vista que grande parte das famílias atendidas residem em áreas de alto nível de aclive, e mantém atualizada a base de dados de contato das famílias do território.
Pelo aplicativo de mensagens, o usuário pode tirar dúvidas e obter informações sobre serviços da assistência social. A ferramenta foi formatada para responder perguntas rápidas, como dúvidas, por exemplo, sobre qual perfil para acessar o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para o assistente administrativo do Cras, Arthur Renato Martins Mendes, a proposta surgiu ao observar o comportamento dos usuários que chegavam ao estabelecimento, principalmente depois de ouvir alguns desabafos sobre o tempo que levavam para descer e subir de casa até o Cras para confirmar uma informação e, também, sobre a espera do retorno no atendimento telefônico.
“Agora, a comunicação é imediata. Não existe mais congestionamento de linha. O usuário recebe atendimento, mesmo quando estamos ocupados. O sistema informa automaticamente que estamos em atendimento presencial, ao mesmo tempo que dá orientações básicas para que possamos agilizar assim que estivermos liberados”, comentou Arthur.
“Temos que considerar que, além de facilitar o acesso, conseguimos estar mais próximos das famílias, mantendo um relacionamento ainda mais direto com a pessoa de referência da família junto ao Cras. A utilização da ferramenta vem somar ao atendimento de acolhida e presencial feito com as famílias”, disse a coordenadora do espaço, Danielle Merisio.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, defende que as equipes cada vez mais devem buscar formas de utilizar-se dos benefícios das novas tecnologias para criar mais canais de informação para as famílias. “As famílias precisam saber sobre seus direitos e as ofertas da política pública da Assistência Social para superação de suas vulnerabilidades”, reforçou a secretária.
Cintya ressaltou que “a aquisição de celulares com a disponibilidade do aplicativo para todos os CRAS foi um ótimo investimento em tecnologia, e veio para facilitar o acesso às famílias que procuram a rede socioassistencial.”
Fonte: PMV
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