Projeto “Agente Canino nas Escolas” reforça integração entre segurança e educação em Vitória

Projeto “Agente Canino nas Escolas” reforça integração entre segurança e educação em Vitória

A Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme) mantém, desde 2024, uma importante parceria com a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) no desenvolvimento do projeto “Agente Canino nas Escolas”. A iniciativa leva palestras educativas às unidades da rede municipal, incentivando o respeito, a convivência saudável, o cuidado com os sonhos e a valorização dos estudos.

Durante as ações, os estudantes participam de uma conversa interativa e descontraída com o agente de polícia, médico veterinário e idealizador do projeto, Jorge Morgado, que apresenta o trabalho realizado com cães farejadores e promove um diálogo aberto com as crianças. Os estudantes também podem conhecer de perto alguns equipamentos utilizados no dia a dia da corporação, como escudo, capacete e colete balístico.

“Falamos sobre o trabalho do cão farejador e, a partir disso, construímos uma conversa sobre respeito, convivência e o futuro. Queremos mostrar às crianças que os sonhos são possíveis, que cada uma delas tem potencial e que os estudos são parte importante desse caminho. Também reforçamos o valor dos professores nessa trajetória”, destacou o agente Jorge Morgado.

Em 2024, o projeto passou pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Elzira Vivacqua dos Santos, Adilson da Silva Castro, Prof. Eunice Pereira Silveira, José Áureo Monjardim, Alberto Almeida e Orlandina D’Almeida Lucas. Em 2025, receberam o projeto as Emefs Álvaro de Castro Mattos, Arthur da Costa e Silva, Ronaldo Soares, Francisco Lacerda de Aguiar, Eliane Rodrigues dos Santos, Neusa Nunes e Custódia Dias de Campos. Aproximadamente 5 mil estudantes foram atendidos desde o início do projeto.

O encerramento das atividades deste ano ocorreu na Emef Mauro Braga, onde cerca de 300 estudantes participaram da ação. A diretora da escola, Denize Pimentel Lannes, destacou a importância da iniciativa no ambiente escolar. “Quando os estudantes ouvem de outros profissionais que o estudo é o caminho para alcançar o sucesso, ganham esperança e passam a acreditar mais nos seus sonhos. Isso pode transformar a forma como eles enxergam o próprio futuro”, afirmou.

Fonte : Prefeitura de Vitória