Remada Azul: projeto integra atividade esportiva e campanhas de prevenção ao câncer de próstata
De olho na prevenção contra o câncer de próstata, a Prefeitura de Vitória promoveu neste sábado(9) a Remada Azul, uma ação que disponibilizou canoas havaianas para prática de esportes, na Praia da Guarderia, na Capital.
Em parceria com o projeto “aMar a Vida”, cerca de 100 pessoas se reuniram às 7 horas para andar de canoa e para chamar atenção para a doença. “O aMar a Vida já é um grupo de pessoas formado pela luta do combate ao câncer, qualquer tipo. Hoje, estamos empenhados pelo Novembro Azul. Sabemos que o esporte é um cuidado com o corpo e com a mente e que faz com que a resposta a um tratamento sempre será melhor”, explicou um dos fundadores da Ong, Rodrigo Kiffer.
Quem esteve na Remada Azul adorou a iniciativa. “O Novembro Azul traz a lembrança do cuidado do homem. Meu pai já teve câncer de próstata e o alerta é necessário. Ainda há um estigma muito grande, preconceito e machismo em relação ao exame de toque que afasta os homens da detecção desse tipo de câncer, reduzindo as chances de cura. Por isso, precisamos sim falar sobre isso em todos os lugares”, contou André Lopes. Ele chegou ao “aMar a Vida” há seis meses a convite da irmã que tratou um câncer de mama.
Entre os participantes estavam veteranos e novatos, entre eles a secretária de Saúde, Magda Lamborghini. “Saímos dos muros da saúde para pensar em saúde fora das unidades de saúde. Cada um que participa aqui será um multiplicador do combate ao câncer de próstata levando a ideia de cuidados para mais homens”, pontuou.
Além da Remada Azul, profissionais de educação física do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) também estiveram no local orientando sobre a prática de diversas atividades físicas como hidroginástica, vôlei, alongamento e dança. O evento contou com stands de informações sobre plantas medicinais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), alimentação saudável, controle e prevenção ao tabagismo e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), com possibilidade de realizar testes rápidos para IST.
Rodrigo Ronchi, secretário Municipal de Esporte, enfatizou o quanto é importante ter essa campanha atrelada ao esporte. “Toda prática de esporte está diretamente ligada ao bem-estar. E, claro, também à prevenção. É um envolvimento social em prol da saúde”, destacou.
Projeto aMar a Vida
O projeto “aMar a Vida” completa três anos neste mês e surgiu após a médica Juliana Bassul conhecer a canoa havaiana por intermédio do amigo fisioterapeuta Rodrigo Kiffer, enquanto se recuperava do tratamento contra um câncer abdominal.
“Na primeira remada que fizemos, mergulhei no mar e, quando saí, percebi que realmente Deus tinha me dado uma segunda chance, que eu estava viva e que eu tinha possibilidades de ressignificar a minha vida e a minha história. E aí, eu comecei a remar e divulgar o quanto esse esporte faz bem, especialmente para quem enfrenta dificuldades como um câncer”, disse Juliana que também participou do evento.
A médica completou explicando que a canoa havaiana, por ser um esporte coletivo em que todo mundo rema junto, na mesma direção, faz a pessoa se sentir em contato com outras pessoas e também com a natureza, o mar, e descobrir que é possível amar a vida em qualquer fase.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.