Mercado da Vila Rubim Receberá Novo Paisagismo e Melhorias na Acessibilidade

Mercado da Vila Rubim Receberá Novo Paisagismo e Melhorias na Acessibilidade

Em breve, o Mercado da Vila Rubim, em Vitória, terá um novo visual. O projeto apresentado na manhã dessa quarta-feira (03) tem o objetivo de atualizar a linguagem urbanística do centro comercial capixaba. Com a melhoria quantitativa do ambiente urbano, o projeto prevê novas atividades e a expansão dos benefícios.

Entre as melhorias estão a acessibilidade local, com acesso à Ponte Seca, criação de espaços de vivência e permanência, ordenamento e regulamentação da oferta de estacionamento local, melhoria na iluminação pública e paisagismo local. Comerciantes do mercado solicitaram o retorno do samba e, para isso, a área embaixo da Ponte Seca será alterada. O espaço ganhará uma cor azul para recordar e apresentar a quem não sabe, que aquele lugar, onde atualmente é chão de terra batido, já foi mar.

Luciano Forrechi, secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória, lembrou que a Vila Rubim sempre foi um marco do turismo capixaba, principalmente para quem morava no interior como ele. “Quem saia do interior para vir para Vitória e não passava pelo Mercado da Vila Rubim, tinha perdido a viagem. Esse é um espaço representativo para a economia e o turismo. O mercado precisa desse investimento para trazer melhorias na estrutura e atrações para comerciantes e moradores da região”, destacou.

Mercado da Vila Rubim vai ganhar novo paisagismo e melhorias na acessibilidade

Vila Rubim

Conhecida por seu comércio tradicional, com ruas repletas de estabelecimentos comerciais variados, onde se compra desde anzol para pesca a aparelhos de jantar, aviamentos, ervas medicinais, decoração, artesanato.

Além dessa parte comercial, o mercado de peixes é um lugar diferenciado, com variedade de frutos do mar e peixes de todos os tamanhos e para todos os bolsos. Saindo do mercado, a feirinha de temperos é o toque final. É possível comprar pimentas ou o molho delas, e todos os outros ingredientes que compõe a nossa deliciosa moqueca.

História

Construído em 1969, o mercado leva o nome do bairro que, por sua vez, recebeu o nome do antigo governador da capitania do Espírito Santo, Francisco Rubim. Nos tempos áureos do Centro da cidade, a Vila Rubim era um mar de gente vinda de perto e de longe para comprar de tudo um pouco.

Em 1994, houve um acidente que vitimou quatro pessoas. Depois desse episódio, o mercado perdeu um pouco do brilho, mas nunca perdeu o ar bucólico. Só quem já passeou por suas ruelas estreitas e sentiu aquele mix de cheiros, os sons, a diversidade de pessoas, sabe o que significa a Vila Rubim.

A prefeitura informou que a licitação para iniciar a obra será anunciada em breve.