Bônus Moradia: Seis Famílias de Vitória Conquistam a Casa Própria
Renovação de sonhos e de vida. Quando a residência, que deveria ser um lugar de acolhia e segurança, se torna um local impróprio a habitação e a família não tem para onde ir, a preocupação e os riscos passam a fazer parte da rotina. Mas em Vitória a esperança de um novo lar é realidade. Na tarde desta segunda-feira (24), mais seis famílias começaram a semana com um sorriso no rosto e um cheque em mãos para adquirirem suas casas, com o Bônus Moradia.
Na sala de reuniões da PMV, por meio do programa Casa Feliz e Segura, as famílias receberam o benefício que pode chegar a 100 mil reais. A principal característica do programa é fornecer ao cidadão a oportunidade de escolher a casa nova que deseja comprar, abandonando áreas que não oferecem segurança para moradias. Além do bônus, as famílias receberam eletrodomésticos para suas futuras residências.
A alegria de Ana Márcia Nascimento Cardoso, uma das beneficiadas com o bônus, expressa a importância do programa: “Eu estou muito grata. Agora, vou poder criar minha família em uma boa casa, coisa que eu nunca tive. Só a agradecer, por muito tempo foi angustiante e agora vou poder cuidar da minha casa”, comenta.
A entrega foi realizada pelo prefeito Lorenzo Pazolini, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade, Luciano Forrechi; da secretária municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Flávia Alves Simões; e do secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
“Hoje é um dia muito especial, a cidade de Vitória tem avançado, nós conseguimos transformar a vida das pessoas. Em um passado recente, tudo era muito burocrático, hoje a equipe técnica verifica o risco e já conseguimos mudar a vida das pessoas com o aluguel social rapidamente. É um momento de felicidade, é muito bom poder garantir o direito de qualidade e segurança de moradia para essas famílias”, afirma o prefeito.
O auxílio representa o compromisso da administração municipal com a dignidade e qualidade de vida dos munícipes, é o que garante o secretário Luciano Forrechi: “É muito importante ter uma política pública sensível, que se preocupa com as condições de vida das pessoas, e estamos trabalhando com esse e outros projetos para mudar e transformar a vida dos moradores”.
Para Renata Domingos dos Santos, foram 15 anos de espera até que esse momento chegasse: “Eu só quero agradecer por todo o acompanhamento durante esse tempo. Foram 15 anos de muita luta, mas graças a Deus deu muito certo e agora é só agradecer”, diz.
Móveis e eletrodomésticos
Os eletrodomésticos são entregues para as famílias que recebem residências por meio do Programa Casa Feliz e Segura. São entregues uma geladeira de 260 litros, um aparelho de TV digital de 32 polegadas e fogão. Até o momento, 51 famílias foram beneficiadas com os kits de eletrodomésticos.
A Prefeitura de Vitória prevê um investimento de aproximadamente R$ 5.350.000,00 para a compra dos eletrodomésticos, por meio de licitação, atendendo um público potencial de 1.500 famílias em situação de vulnerabilidade social.
Bônus e Auxílio Moradia
Os moradores da capital que residem em imóveis em situação de risco geológico ou estrutural, em áreas de interesse ambiental ou ainda onde há previsão de intervenções para realização de obras públicas podem obter suporte financeiro da prefeitura para a compra de outro imóvel.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.