Avanço na Inclusão: Veículo Adaptado Reforça Compromisso da Assistência Social em Vitória

Avanço na Inclusão: Veículo Adaptado Reforça Compromisso da Assistência Social em Vitória

“Agora o serviço de atendimento em domicílio (SAD) do Sistema Único da Assistência Social (Suas) pode ampliar seus atendimentos, melhorar o trabalho das equipes e possibilitar novas propostas de intervenção, com os dois veículos adaptados”. A afirmação é da gerente de de Atenção à família, Cremilda Astorga.

O anúncio da chegada destes veículos foi feito pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao lado da secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, de representantes do legislativo municipal e dos trabalhadores do Suas, na festa em comemoração ao um ano de implantação e funcionamento do SAD, um serviço inovador na cidade e pioneiro no Estado.

Para a celebração, o Centro de Convivência para pessoa idosa do Centro foi o cenário, organizado como um grande picadeiro circense, dando um clima especial à festa. O local ficou lotado com dezenas de idosos, pessoas com deficiência e adultos atendidos e acompanhados nos diferentes territórios pelos Centros de Convivência e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), referência do SAD.

Um ano de SAD

Neste primeiro ano de funcionamento do SAD, contabiliza-se uma média de 3000 atendimentos e 215 pessoas incluídas em acompanhamento. Desse total, 135 possuem algum tipo de deficiência. O carro adaptado do SAD vai estar à disposição das equipes para as ações de mobilização para cidadania e garantia de acesso a outros serviços Socioassistencial e o que estiver contemplado no Plano de Desenvolvimento do Usuário (PDU) conforme a necessidade de cada atendido com fins de fortalecer a inserção destes na comunidade.

A dona de casa Waldineia Ferreira Carlos, de 52 anos, pessoa com deficiência visual há dois anos -vítima de glaucoma-, ficou muito emocionada ao receber a informação.

Ela disse que não sai de casa, por vergonha da cegueira e, elevado nível de dificuldade de locomoção. “A minha primeira viagem foi para vir para a festa. Devido a cegueira, tinha perdido esse direito, não tive mais acesso aos serviços de saúde. Esse carro vai me ajudar, com certeza, e um monte de outras pessoas a conviver em lugares como este”, comemorou ela.

Participar da festa de aniversário do Sad, também, só foi possível porque ela foi um dos usuários do serviço selecionados para fazerem a primeira viagem no carro adaptado.

Waldineia não só marcou presença na festa como, pela primeira vez, expôs publicamente seu talento como cantora, cantando Tempo Perdido (Legião Urbana) e Como É Grande o Meu Amor Por Você (Roberto Carlos).

“Esse foi o melhor dia da minha vida desde que fiquei cega. Emoção igual só com o nascimento dos meus filhos”, declarou ela, aos prantos abraçada a filha Gislayne Carlos Araújo, 30 anos.

Modelo

Na ocasião, o prefeito Lorenzo Pazolini agradeceu a confiança dos usuários da Assistência Social por terem acreditado no SAD,, nos profissionais que atuam no serviço, e por terem dado a oportunidade para desenvolver essa política pública que hoje é modelo para o Brasil.

“O Sad é ir a casa, levar qualidade de vida, levar melhoria e compartilhar momentos que ficarão na memória desses usuários. Parabéns para toda equipe que se dedica a cuidar das pessoas da nossa cidade. Um ano para uma política pública, referência para o Brasil. Vamos trabalhar para levar esse serviço para mais pessoas, até chegar a todos os municípios do Estado. Todos merecem ser felizes”, disse o prefeito.

Para a gerente de Atenção à família, Cremilda Astorga, o SAD representa o cuidado e o respeito que a gestão tem com a Politica de Assistência Social, pois Vitória, agora, tem todos os serviços Tipificados da Proteção Social Básica implantados e com qualidade.

Com a mesma animação, a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, fez questão de frisar: “a festa foi feita para comemorar um serviço que muito se falava que a cidade precisava ter, mas que nunca havia sido feito. Um serviço para chegar nas pessoas com dificuldade para chegar nos serviços”.

“Tenho certeza que vai virar modelo, de sucesso, para outros municípios. Hoje, muitas pessoas que não circulavam na cidade puderam chegar nessa festa com os veículos adaptados”, completou Cintya. No momento de agradecimento aos trabalhadores do Suas, foi feita menção em especial, a equipe do SAD.