Educação infantil mergulha em aprendizados sobre água e nascentes
A manhã desta segunda-feira (18) foi especial para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Robson Nassur, que fica no bairro Forte São João, na capital. Logo cedo eles subiram o parque Gruta da Onça para aprenderem sobre a importância da água e a preservação das nascentes e da floresta de Mata Atlântica.
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), fez parte da programação alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), e ao Dia Municipal de Recuperação, Preservação das Nascentes, que acontece nesta quinta-feira (21).
Ainda como parte da educação ambiental, as crianças tiveram como atividades apresentações teatrais e contação de histórias com a presença da Cia. de Bonecos Tio Diu.
De acordo com a diretora do Cmei, Célia Maria Sobreira Pereira, as crianças ficaram super empolgas e estavam se dedicando em aprender mais sobre as nascentes e a água, haja vista que a escola fica localizada ao lado do Parque Gruta da Onça, que possui várias nascentes e os pais dessas crianças, moradores da região, conhecem bem.
“O que é uma ótima oportunidade para estabelecer uma rede de aprendizagens que envolve a família sobre o tema preservação das águas e das nascentes”, apontou a diretora.
Mais atividades
As atividades para o Dia da Água não param por aí. Ainda durante a semana, as crianças terão a oportunidade de conferir de pertinho as nascentes e os cursos d’água na Gruta da Onça, quando participarão da entrega da Fonte do Chafariz da Capixaba e vivências e atividades em meio à mata atlântica.
As ações fazem parte da atividade que foi batizada de Expedições “Nascentes Fonte Viva: Águas que fluem vida e contam histórias”, e que faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) e Dia Municipal de Preservação e Recuperação das Nascentes (21 de março), uma iniciativa da Semmam.
Expedições já foram realizadas ações no Parque da Fonte Grande e ainda estão previstas outras para os Parques Mulembá e Gruta da Onça. Elas visam compartilhar com a população as atividades que vem sendo realizadas dentro do Programa Fonte Viva, haja vista que as nascentes dentro do Parque Gruta da Onça estão contempladas neste programa. As ações desta segunda, também contam com o apoio da empresa Synergia.
Fonte Viva
As nascentes e córregos da cidade são o foco do Programa Fonte Viva, lançado em dezembro de 2021 pela gestão do prefeito Lorenzo Pazolini. Esse programa compreende a elaboração de estudos hidrológicos, que identificam a qualidade e a quantidade de água, em 25 nascentes, em uma primeira fase.
A partir desses estudos, o programa prevê o desenvolvimento de projetos de engenharia e de obras para construção de fontes e de outras estruturas para armazenamento e distribuição das águas nos 15 pontos que apresentarem maior potencial hídrico. Os recursos foram captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“Dessa forma o Programa Fonte Viva permitirá a disponibilização de água potável para as comunidades do entorno das fontes públicas que serão construídas”, destaca o secretário Tarcísio Föeger.
Para mais informações, basta acessar o Portal Interativo de Educação Ambiental, o intErAgevix.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.