Observatório da Água e do Meio Ambiente será Instalado no Espírito Santo
O Espírito Santo vai receber, nos dias 13 e 14 de março, diversos especialistas e referências no saneamento público e na água como um direito, que participarão como debatedores e palestrantes durante o Seminário Saneamento e Meio Ambiente “Água em Disputa: Rede de Saberes em defesa do Meio Ambiente”.
O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo (Sindaema) e do Instituto Ondas, com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos do Espírito Santo (SindiPúblicos).
Dentre os assuntos pautados para este evento estão os riscos da privatização dos serviços de saneamento, a mercantilização da água e a criação de um Observatório Capixaba da Água e do Meio Ambiente.
“A população mais vulnerável é quem mais sofre com a privatização dos serviços de saneamento. Quando o acesso à água deixa de ser um direito e passa a ser regida, como uma mercadoria, pelo lucro das empresas privadas, os serviços além de encarecidos, não chegam aonde precisam estar. Com o Observatório Capixaba, além do controle dessas situações, vamos acumular dados e informações para embasar ainda mais a defesa da água como um bem público e contra a privatização”, destaca o presidente do Sindaema, Fábio Giori.
Durante o Seminário será lançado um manifesto de criação do Observatório Capixaba da Água e do Meio Ambiente. O evento acontecerá no Auditório do IC 2, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Confira a programação:
Dia 13 de Março
Mesa de Abertura: Representantes de Instituições e Lideranças Públicas | 18h30
Painel Principal: A resistência popular em defesa da água | 19h30 | Com Thiago Ávila (mediador), comunicador e ativista socioambientalista; e Oscar Oliveira, liderança sindical da Bolívia e referência na luta contra a privatização.
Coquetel: 21h
Dia 14 de Março
Mesa 1: Mercantilização da água: da flexibilização da política de meio ambiente à privatização do saneamento | 9h00 | Com Eduardo de Sá Barreto, professor da UFF e autor de “O capital na Estufa: para a crítica da economia das mudanças climáticas”; e Suyá Quintslr, professora da UFRJ.
Painel Especial: Água e Gênero: Saneamento e saúde | 11h00 | Com Dalila Calisto, pedagoga e militante da Coordenação Nacional do MAB.
Mesa 2: Lutas populares e saberes em rede: A organização do conhecimento contra a mercantilização da água e a criação do Observatório Capixaba da Água e do Meio Ambiente | 14h00 | Com Merci Fardin, membro do GT Água e Assessor do Sindaema; Edson Aparecido, diretor do Instituto Ondas; e Winnie Overbeek, integrante do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (WRM)
Sessão Cinema: Apresentação do documentário Duas Bocas | 16h30 | seguido de conversa com Leonardo Merçon, do Instituto Últimos Refúgios.
Café de Despedida: 17h30
Serviço:
Água em Disputa: Rede de Saberes em Defesa do Meio Ambiente
Data: Dias 13 e 14 de março de 2024
Local: Auditório do IC 2, no CCHN / UFES, campus Goiabeiras, Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.