Acessibilidade no Carnaval: Porta a Porta Garante Conforto a Cadeirantes no Sambão

Acessibilidade no Carnaval: Porta a Porta Garante Conforto a Cadeirantes no Sambão

Usuários cadastrados no serviço Porta a Porta podem contar com transporte também durante o Carnaval de Vitória. O sistema é exclusivo para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas e um acompanhante. Durante esse período, os veículos circularão durante toda a noite.

Portanto, nesta sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4), eles poderão utilizar os veículos para ir ao Sambão do Povo, nos dois dias de desfile das escolas de samba. Para garantir o transporte, é necessário que o usuário agende seu atendimento.

A frota, composta por nove veículos, está disponível para reserva. Haverá uma área demarcada onde os cadeirantes terão uma estrutura adequada e confortável, inclusive com banheiros exclusivos.

Os usuários cadastrados devem agendar o atendimento pelo telefone 981250870. Para sábado (3), já há seis inscritos.

Inclusão

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, a intenção é que o serviço Porta a Porta também seja utilizado para o lazer.

“O Carnaval é um dos maiores eventos do país, uma oportunidade de diversão para todos, inclusive para quem tem dificuldade de se locomover e utiliza cadeira de rodas para deslocamentos. É um público atendido o ano inteiro em Vitória e que tem no lazer uma das motivações”, destacou Alex.

Diversão

O gestor explicou que o destino pode ser uma igreja, um parque, um evento, o shopping, o Projeto Praia Legal ou algum outro. O usuário terá todo conforto para ir e vir com toda comodidade, pois precisa se divertir também.

“Inclusão é fundamental porque lazer é inclusão também. Assim como a sensibilização feita em oportunidades como essa de levar segurança e comodidade para pessoas com deficiência”, comemorou.

Crescimento

Desde que o serviço foi retomado em 21 de junho de 2022, já foram realizadas 3783 viagens a lazer, representando 11,49% do total. Somando os deslocamentos por saúde, educação, trabalho e lazer, foram realizadas 32.919 viagens desde junho.

A maior parte das viagens ocorreu por motivos de saúde, seguido por educação e trabalho.

O serviço funciona todos os dias, das 4 horas até a meia-noite, inclusive aos finais de semana e feriados. Atualmente, estão cadastrados 465 usuários aptos a utilizar o serviço.

O serviço Porta a Porta, da Prefeitura de Vitória, foi ampliado, e cadeirantes que moram na capital e estão cadastrados junto à Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) passaram a ser atendidos com uma melhor estrutura em comparação com a observada anteriormente.

Fonte: Prefeitura de Vitória