Dicas e Informações para os Desfiles no Sambão: Guia Completo do Folião 2024
Nesta sexta (02), sábado (03) e domingo (04), 19 escolas de samba vão passar pelo Sambão do Povo, em Vitória, em busca do título do Carnaval capixaba
Sinal verde para a folia! Os desfiles das escolas de samba da Grande Vitória começam nesta sexta-feira (02). Ao longo dos próximos três dias, 19 escolas vão cruzar o Sambão do Povo, em Vitória.
GUIA PARA OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA
ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO NO ENTORNO DO SAMBÃO
A partir das 17h desta sexta-feira (02), haverá interdição total do fluxo de veículos na Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste. O trânsito será liberado somente às 6h de segunda-feira (05). Quem precisa se deslocar pela região deve usar a Avenida Santo Antônio.
ROTAS ALTERNATIVAS NA REGIÃO:
— Os motoristas que seguirem no sentido Centro-Santo Antônio devem entrar na Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, próximo ao Teatro Carmélia, para acessar a Avenida Santo Antônio. Já quem estiver no sentido Santo Antônio-Centro deve acessar a Rua Dom Benedito, próximo ao Restaurante Mar e Terra, e sair na Avenida Santo Antônio.
— Durante os três dias de desfiles, a Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, no bairro Mário Cypreste, terá mão única até a Praça de Caratoíra.
O acesso à Clínica dos Acidentados poderá ser feito pela Avenida Antônio Pinto de Aguiar, na esquina com a Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros.
— Também haverá interdição total da Rua Elvira Zílio, na altura da Curva do Rabaioli, que dá acesso ao Sambão do Povo.
COMO CHEGAR AO SAMBÃO DO POVO?
Quem for acompanhar os desfiles no Sambão do Povo deve evitar ir de carro ou moto, já que as vias na região estarão interditadas e não há locais para estacionar. O folião deve dar preferência para vans, ônibus e veículos de aplicativos.
PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE:
— Há dois pontos destinados ao embarque e desembarque de pessoas: um em frente ao Tancredão e o outro nas proximidades do Mar e Terra.
TRANSCOL: ÔNIBUS EXTRAS NAS RUAS DURANTE O CARNAVAL
A Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que irá reforçar as linhas que atentem a região do Sambão do Povo nos dias dos desfiles.
Para o retorno dos foliões, 11 linhas do Transcol terão partidas durante a madrugada de sábado (03) e domingo (04), entre 04h15 e 05h. O embarque dos passageiros ocorrerá em dois pontos de parada próximos ao Sambão do Povo.
Um dos pontos de embarque fica próximo ao Tancredão, de onde partirão as linhas 515, 504 e 559, em direção ao Terminal de Laranjeiras, e 562, em direção ao Terminal de São Torquato.
No ponto de embarque da Avenida Nair Azevedo Silva, próximo à loja Candelabro, terão partida as linhas 509 e 505 com destino aos três terminais de Cariacica (Jardim América, Campo Grande e Itacibá), além da linha 503, sentido Terminal de Vila Velha e Terminal do Ibes.
LINHAS ESPECIAIS:
Duas linhas específicas foram criadas para o evento e, com a linha 130 que já existe, vão circular em horário estendido, entre a 0h e 5h. São elas:
— 4203: Sambão do Povo/Beira Mar/Avenida Adalberto Simão Nader
— 4204: Sambão do Povo/ Jardim Camburi (via Reta da Penha)
— 130: Resistência/ Jardim da Penha (via Reta da Penha)
COMO ACESSAR CADA SETOR DO SAMBÃO DO POVO?
Os foliões terão opções para acessar as arquibancadas, os lounges e os camarotes do Sambão do Povo por dois pontos. Pelo sentido da concentração, o acesso será pelo Tancredão. Já pelo sentido da dispersão, o acesso será próximo ao Restaurante Mar e Terra.
ACESSO PELO MAR E TERRA:
— Camarote Parador (setor D)
— Arquibancada (setor E)
— Mesa (setor F)
— Camarotes (setor K)
ACESSO PELO TANCREDÃO:
— Camarote (setor A)
— Arquibancada (setor B)
— Lounge (setor C)
— Camarote Vix (setor G)
— Mesas (setor H)
— Camarote (setor I)
— Camarote Folia (setor J)
— Camarote (setor K)
O QUE PODE E NÃO PODE LEVAR?
ARQUIBANCADAS E MESAS:
Cada folião pode levar duas garrafas plásticas translúcidas de 500 ml cada com bebida e dois lanches (sanduíches, salgados ou frutas) em bolsa térmica. Capas e guarda-chuvas também são permitidos. Não é permitido entrar com garrafas de vidro, caixa de isopor ou térmicas. Cadeiras e bancos também são proibidos.
LOUNGES:
Não é permitida a entrada com bebida e nem comida. Nestes espaço, é oferecido serviço de bar e a venda de comida.
QUAL A ORDEM DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA?
GRUPO DE ACESSO A — SEXTA-FEIRA:
22H00 — Andaraí
23H05 — Mocidade da Praia
00H10 — Imperatriz do Forte
01H15 — Independentes de São Torquato
02H20 — Império de Fátima
03H25 — Unidos de Barreiros
04H30 — Independente de Eucalipto
GRUPO ESPECIAL — SÁBADO:
22H00 — Novo Império
23H12 — Unidos de Jucutuquara
00H24 — Independente de Boa Vista
01H36 — Mocidade Unida da Glória (MUG)
02H48 — Chegou o Que Faltava
04H00 — Unidos da Piedade
05H12 — Pega no Samba
GRUPO DE ACESSO B — DOMINGO:
18H00 — Chega Mais
19H05 — Rosas de Ouro
20H10 — Mocidade Serrana
21H15 — União Jovem de Itacibá
22H20 — Tradição Serrana
QUAIS AS REGRAS PARA QUEM IRÁ DESFILAR?
DESFILANTES NÃO PODEM:
— Ter objetos que não faça parte da fantasia aparentes, como celulares, bebidas, bolsas, pochetes, etc;
— Entrar em outra ala, que não a sua;
— Desfilar nitidamente alcoolizado, atrapalhando a evolução;
— Se apresentar com fantasia incompleta, retirar parte da fantasia durante o desfile, vestir ou calçar peças diferentes do restante da ala;
— Formar pequenos grupos, com abraços ou beijos dentro da ala;
— Deixar de cantar o samba enredo da escola;
— Ter contato físico com pessoas fora do desfile (aquelas em mesas e camarotes).
ESQUEMA DE SEGURANÇA
Drones e mais de mil policiais vão atuar para garantir a segurança dos foliões durante os desfiles das escolas de samba. Além da criação de um posto de comando integrado, próximo à entrada da passarela do samba, a Polícia Militar atuará nos arredores com polícia montada, policiais a pé e em viaturas. A expectativa é que o Sambão do Povo receba 20 mil foliões por dia.
Fonte: Folha Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.