Novo Império Celebra Barra de São Francisco no Início do Desfile do Carnaval 2024
Abrindo os desfiles do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, a Novo Império entra na avenida com o enredo “Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba”, com o objetivo de homenagear a cidade da região noroeste capixaba.
Fauna, flora, indígenas, povo, história e futuro promissor são os temas que serão abordados na avenida por meio das fantasias, do samba-enredo e toda a produção da agremiação.
Representando os agricultores e policiais valentes e bravos, que foram mortos em defesa do território capixaba na Guerra do Contestado, a Novo Império enfatiza o termo “Sentinela”.
De acordo com o carnavalesco, Márcio Puluker, o objetivo é adentrar a cidade de Barra de São Francisco e mostrar seu aspecto, cultural, histórico e social. “Despertaremos uma homenagem que vai além dos aplausos. Iniciando com uma grande homenagem a natureza e seus povos originários, que ali residiam como verdadeiros donos da terra”, explicou.
Com 1600 componentes, três alegorias e 20 alas, a escola entra no Sambão do Povo fazendo referência a cidade de Barra de São Francisco, que também é conhecida como a Sentinela Capixaba, pelo seu histórico de bravura e resistência através da força de seu povo.
Samba-enredo
Amanheceu, e o Sol fez refletir rara beleza
Brilhou no olhar!
O bailar dos pássaros na natureza
Águas sagradas, perfeita junção
Unindo dois rios em forma de amor
Com valentia e bravura seu povo lutou
E fez morada
Na conhecida Sentinela Capixaba
Voa beija-flor, me leva a encontrar
Um solo sagrado, maravilha de lugar
Abençoado pelo santo protetor
Gerou cobiça do Estado invasor
Ergueram barreiras, lutaram contra a invasão
Protegeram suas riquezas
Resistência a opressão
Hoje
Vejo sua gente respirar em paz
Em meio às rochas naturais
Ficou marcada a história
Sentimento de vitória
Seus filhos são exemplos de amor
Aplausos! A Família Imperiana chegou!
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.