Mega Mutirão: Combate à Dengue em 600 Residências
O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, vem sendo intensificado na Capital. No último sábado (09), a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) em parceria com a Central de Serviços, realizou um mutirão na região de São Pedro.
Nesta ação, foram realizadas 615 visitas domiciliares, 90 depósitos foram tratados e encontrados oito depósitos com foco do mosquito.
Os principais focos encontrados foram em vasos de plantas, ralos abertos e caixas d’água entreabertas.
“Essa é mais uma ação para garantir o cuidado e a qualidade de vida nos nossos munícipes. Precisamos do apoio e engajamento de toda a sociedade no combate ao mosquito. A simples atitude de eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas semanalmente faz toda a diferença”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
O mutirão contou com a participação dos agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e da equipe de limpeza da Central de Serviços, além da equipe de Vigilância Sanitária, que percorreu os estabelecimentos comerciais para orientação e cuidados necessários no combate ao vetor.
O drone também foi utilizado para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e também para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes.
Além das inspeções e tratamentos dos possíveis focos do mosquito nos imóveis, também será feito o trabalho de educação em saúde, com orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar a incidência e infestação do mosquito. Além disso, também serão recolhidos entulhos e lixos depositados pelos moradores nas calçadas.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.